Delcídio deve defender criação de Secretaria de Direitos Humanos em MS
Uma das propostas que o senador Delcídio do Amaral (PT) deverá defender na campanha eleitoral deste ano é a criação da Secretaria Estadual de Direitos Humanos. Nesta terça-feira (13), durante plenária do PT e partidos aliados, no auditório da Mace, advogados, representantes de movimentos sociais, lideranças indígenas e dirigentes de entidades que lutam contra a homofobia e a discriminação racial sugeriram essa implantação e outras medidas, que deverão integrar o programa de governo petista.
Essa nova secretaria estadual, segundo a sugestão, trabalharia alinhada aos movimentos sociais e, além de defender, promoveria os direitos humanos em um processo de conscientização da população. “Queremos um estado mais democrático, com participação da sociedade civil e respeito ao cidadão”, defendeu o advogado Mário César Fonseca da Silva, um dos organizadores da plenária.
Durante sua palestra no evento, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS, Joatan Loureiro, que falou sobre “Os planos nacionais de direitos humanos de FHC , Lula e Dilma”, evidenciou sua crença de que Delcídio tem condições para promover ganhos significativos na luta pelo fim do preconceito e a redução das desigualdades.
Também ministrou palestra na plenária o advogado Lairson Palermo, sob o tema “Visão sistêmica dos direitos humanos à luz dos direitos internacional e das recentes conferências de direitos humanos”.