Depois de viagem a Goiás, deputado testa positivo para covid
José Carlos Barbosa atribui à vacina, doença ter se manifestado de forma leve, e segue isolado em Dourados
O deputado estadual José Carlos Barbosa (DEM), o Barbosinha, testou positivo para a covid-19. Aos 56 anos, o parlamentar está isolado em casa, no município de Dourados, distante 233 quilômetros da Capital.
Barbosinha pegou a doença em São Simão, cidade natal, no Estado de Goiás, para onde foi visitar os familiares junto de um irmão. Os primeiros sintomas começaram na quarta-feira (28).
"Lá, eu tive um princípio de febre e aqueles sintomas gripais, tomei um chá que me deu um suadouro e amanheci bem, mas já cauteloso, usando máscara e tudo. Aí me organizei para vir embora", conta.
O deputado viajou cerca de 700 quilômetros de Goiás até Mato Grosso do Sul de carro. "Voltei para Dourados, para casa, dirigindo. Foi tudo bem, tranquilo", completa.
Em casa, o parlamentar fez o teste que saiu nessa sexta-feira (30). Apesar do positivo, Barbosinha diz que está com boa saturação, medicado e sem tosse. Na conversa por telefone, ele também não aparenta cansaço, e sim boa disposição. "Fiz tomografia ontem, os pulmões estão limpos", comenta.
Imunizado com a primeira dose de Astrazeneca, o parlamentar acredita que foi graças à vacina que a doença se manifestou de forma bem leve. "A vacina não evita a doença, mas faz com que você não tenha de forma grave", explica.
Aos eleitores, o parlamentar deixa o recado para que todos continuem se cuidando e não baixem a guarda agora. "Tem que seguir usando máscara e sobretudo, vacinando. A vacina é fundamental", ressalta.
Em casa, o parlamentar conta que vinha tomando vitaminas e remédios homeopáticos prescritos pela esposa. "Eu já não sou de tomar remédio, minha esposa é médica homeopata e tem uma fórmula de prevenção, mas eu tomei ivermectina também", diz.
Além dele, o irmão também testou positivo para a covid. Entre os familiares de Goiás, uma sobrinha teve sintomas. "Estamos aguardando o resultado dos exames deles", completa.
A segunda dose da vacina de Barbosinha está prevista para o dia 6 de setembro.