Deputados pedem prorrogação do abono aos servidores por mais um ano
Abono de R$ 200,00 que é acrescentado ao salário do servidor tem validade até dia 30
Os deputados vão enviar uma indicação coletiva ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), pedindo que o abono salarial aos servidores estaduais, seja prorrogado por mais um ano. O benefício tem validade até o dia 30 de maio de 2020.
“Nós sabemos das condições financeiras do Estado, assim como de todo País, devido esta pandemia (coronavírus), mas entendemos que o abono é importante para reforçar o salário do servidor, por isso vamos mandar este pedido ao governador”, explicou o presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB).
O abono salarial no valor de R$ 200,00 se trata de um acréscimo no salário dos servidores nos últimos anos, que precisa ser votado todo mês de maio, já que ele tem validade de 12 meses.
No ano passado, o secretário estadual de Administração, Roberto Hashioka, informou que o abono representava 13% do salário dos servidores (estaduais), na média geral. Para mantê-lo naquele período, o governo estadual inclusive promoveu corte de despesas, já que não poderia ultrapassar o teto de gastos, previsto em lei.
“Apesar das dificuldades financeiros, acredito que o governo terá condições de arcar com a permanência do abono, em função da ajuda financeira que os estados e municípios vão receber da União”, disse o vice-líder do Governo, o deputado Eduardo Rocha (MDB).