ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados preparam emendas para atender suas bases eleitorais

Emendas serão apresentadas ao projeto de orçamento para 2020, que prevê receita de R$ 15,8 bilhões

Leonardo Rocha | 22/10/2019 13:00
Deputados preparam emendas para atender suas bases eleitorais
Deputados durante sessão na Assembleia (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Com a apresentação do orçamento para 2020, os deputados estaduais já começam a preparar suas emendas, que serão anexadas à proposta do governo estadual. Eles aproveitam este período para atender regiões e segmentos que fazem parte de suas bases eleitorais.

A Assembleia vai definir o relator do orçamento, que em breve irá abrir o prazo para apresentação das emendas. Ele ainda pode fazer uma “filtragem” nas indicações, antes da peça orçamentária seguir para votação. A matéria precisa ser apreciada até o final do ano, antes do recesso parlamentar.

O deputado Rinaldo Modesto (PSDB) adiantou que um dos seus focos será o pedido para continuidade nas reformas das escolas estaduais. “Ao todo são 377 escolas (estaduais) e o governo já restaurou boa parte delas. Nosso pedido é para que haja a conclusão das reformas, até o final do mandato”, adiantou.

O tucano ainda citou que vai pedir o envio de kits de robótica para escolas estaduais. “Assim haverá aulas de como montar os robôs e aprendizado sobre esta tecnologia”, disse Rinaldo, que tem a área de educação como uma das suas bases.

Deputados preparam emendas para atender suas bases eleitorais
Estrada a ser implantada em Porto Esperança. (Foto: Divulgação)

Pantanal - Já Evander Vendramini (PP) vai apresentar emendas que tratam de obras e recursos para região do Pantanal, seu principal reduto eleitoral. “Iremos pedir ações na área da saúde, educação e infraestrutura para região, como a conclusão da estrada que liga a rodovia BR-262 até o distrito de Porto Esperança”.

Renato Câmara (MDB) vai ainda avaliar que emendas irá apresentar, no entanto adiantou que deve pedir mais recursos para o fundo estadual do idoso. Ele é o presidente da frente parlamentar que trata sobre o tema. “Vamos requisitar que haja previsão orçamentária ao fundo em 2020”.

Dourados - Neno Razuk (PTB) ponderou que uma das suas indicações é aumentar o repasse e recursos para Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que tem sede em Dourados, sua principal base eleitoral. “A instituição não pode ter cortes para o ano que vem, pelo contrário, tem que se aumentar os recursos”.

Presidente da comissão de Agricultura, Márcio Fernandes (MDB) adiantou que haverá emendas que possam contribuir com o agronegócio, como na construção de pontes de concreto, cascalhamento de estradas e equipamentos para agricultura. “Tudo que for ajudar com a produção e crescimento do setor”.

Orçamento – Com a previsão de receita de R$ 15,8 bilhões para 2020, o projeto do orçamento aponta um crescimento de 5%, em relação ao ano anterior. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) avalia que é uma “projeção conservadora”, que leva em conta a situação da economia nacional.

Os deputados também entendem que a previsão (crescimento) é “boa e razoável”, já que a nível federal, o crescimento é menor do que em Mato Grosso do Sul. Eles ainda citaram que o bom rendimento da arrecadação, depende das ações da economia nacional para 2020.

Nos siga no Google Notícias