Deputados vão votar critérios para exame de aptidão mental em concursos
Projeto proíbe laudos de outros profissionais em concursos da Polícia Civil e Militar
Os deputados vão votar na próxima sessão (18), a exigência que os exame de aptidão mental aos candidatos em concursos da Policia Civil e Militar, sejam feitos por empresas credenciadas no certame, não aceitando laudos de outros profissionais.
A proposta do deputado Evander Vendramini (PP) vai ser analisada em segunda votação. “O exame tem como objetivo selecionar os candidatos que possuam características intelectivas, motivacionais e de personalidade compatíveis com a multiplicidade, periculosidade e sociabilidade inerentes às atribuições”, diz o projeto.
O parlamentar cita que estes policiais precisam estar aptos (mental) para desenvolver atividades e funções como portar arma de fogo. “Serão utilizados testes psicológicos, como medidas psicométricas para avaliar habilidades específicas e inteligência geral, bem como características de estrutura de personalidade”, descreveu.
O projeto já passou por primeira votação em dezembro do ano passado, sendo necessário nova aprovação para seguir a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). “Será realizado por profissionais de instituições ou empresas especializadas, credenciadas especificamente para esse fim e sob a responsabilidade da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do S