Dr. Bandeira é reeleito prefeito em Amambai
Disputa na cidade que fica na região sul do Estado, perto da fronteira era entre dois candidatos
Com 61,32% dos votos válidos, o candidato Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB) venceu as eleições na cidade de Amambai, que fica a 360 km de Campo Grande. Na segunda posição ficou o Zé Bambil (PSL) com 38,68% dos votos. A eleição teve apenas os dois concorrentes.
Conforme divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Bandeira conseguiu 11.157 votos, enquanto Zé Bambil alcançou 7.038.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem população estimada em 39.826 pessoas em 2020, com uma densidade demográfica de 8,26 habitante por metros quadrados.
Localizada na região sul do Estado, a cidade tem como principal fonte econômica a agricultura e a pecuária, ainda tendo a participação de indústrias na região. Possui três aldeias indígenas espalhadas pelo município, além de estar perto da fronteira com o Paraguai.
O atual município teve seu primeiro devassamento realizado pelo bandeirante Aleixo Garcia. Entretanto seu povoamento se iniciou por volta de 1580 com o estabelecimento das missões jesuítas espanholas.
A partir de 1882, Thomas Laranjeira conseguiu, por intermédio do Barão de Maracaju, uma concessão do Governo Imperial para colher erva-mate nos terrenos devolutos da fronteira com o Paraguai. A área que hoje constitui a cidade de teve seu povoamento acentuado em 1903, no entanto só em 28 de setembro de 1948 foi elevado à categoria de município, desmembrando de Ponta Porã.