ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 30º

Política

Em Naviraí, candidato que substitui Onevan não terá nome em urna eleitoral

Deputado e candidato a prefeito morreu nesta sexta-feira de infarto durante um cateterismo

Nyelder Rodrigues | 13/11/2020 18:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Onevan (à esquerda) ao lado de Márcio Araguaia, o vice que pode se eleger mesmo sem o nome na urna. (Foto: Divulgação)
Onevan (à esquerda) ao lado de Márcio Araguaia, o vice que pode se eleger mesmo sem o nome na urna. (Foto: Divulgação)

Após mais de um mês internado em São Paulo (SP) no Hospital Sírio Libanês, o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), 77 anos, faleceu nesta sexta-feira (13) em decorrência de uma pneumonia. Ele concorria à Prefeitura de Naviraí, o que gera agora nos eleitores a dúvida: como fica a situação da chapa no dia da eleição?

Como as urnas já estão com dados incluídos e não podem mais sofrer alterações, no domingo (15) os eleitores vão encontrar a foto, número de dados de Onevan nas urnas, mas estarão votando, na verdade, em Márcio Araguaia, vereador pelo PTB em Naviraí..

Márcio André, conhecido como Márcio Araguaia, é o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Onevan. Ficou à frente da campanha em sua maior parte e agora passa a ser o candidato à chefia do Executivo. É como quando um prefeito falece e quem assume é o vice-prefeito.

E como fica depois - Conforme a lei eleitoral, em caso de falecimento, a sigla do candidato morto tem até 10 dias a contar do fato para indicar um substituto - no caso o novo vice.

A situação é tratada no artigo 72 da resolução nº 23.609, publicada no dia 18 de dezembro de 2019 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Imagem foi feita no lançamento da campanha. Os dois tiveram covid-19 ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)
Imagem foi feita no lançamento da campanha. Os dois tiveram covid-19 ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

A reportagem tentou contato durante a tarde com o presidente municipal tucano em Naviraí, Eugênio Guedes, para saber se já existe algum indicativo de quem deve compor a chapa nesse momento. Contudo, não houve nenhum retorno.

Na Assembleia Legislativa, quem tem direito a cadeira antes ocupada por Onevan é Mara Caseiro, também do PSDB e que nas eleições de 2018 ficou como primeira suplente da coligação a qual faziam parte (PSDB, DEM e Pros). Atualmente, ela é diretora-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias