ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 32º

Política

Empresas serão habilitadas antes de apresentarem proposta em licitações

Legislação inverte a ordem para os certames para obras públicas

Por Fernanda Palheta | 03/10/2024 10:42
Obras na MS-278 que liga Fátima do Sul a Caarapó (Foto de capa: Edemir Rodrigues/Arquivo)
Obras na MS-278 que liga Fátima do Sul a Caarapó (Foto de capa: Edemir Rodrigues/Arquivo)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), sancionou nesta quinta-feira (3), a Lei n° 6.316, que inverte a ordem nas fases das licitações para a contratação de obras de engenharia. Com a mudanças, as empresas serão habilitadas antes de apresentarem as propostas nos certames.

O objetivo da inversão é racionalizar o procedimento licitatório no setor de obras públicas, promovendo maior eficiência e economicidade, em conformidade com os princípios constitucionais.

A partir de hoje, as licitações seguirão as seguintes etapas: fase preparatória, divulgação do edital de licitação, habilitação, apresentação de propostas e lances, quando aplicável, julgamento, fase recursal e homologação.

O texto, publicado no Diário Oficial do Estado de hoje, também abre a possibilidade, mediante justificativa e previsão no edital, de que as fases de apresentação de propostas e julgamento ocorram antes da habilitação.

As licitações eram regidas pela Lei nº 8666, de 1993, entretanto o Congresso Nacional aprovou em 2021 a Lei nº 14.133. Como as alterações produziam impacto nos procedimentos, o início da utilização da nova lei acabou sendo adiado para o começo deste ano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias