Governador assina convênios com mais 14 municípios castigados pelas chuvas
Outras 19 cidades receberam R$ 2,8 milhões no mês passado
Governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB) assina série de convênios na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) no fim da manhã desta segunda-feira (8). O primeiro ocorre entre o Executivo estadual e 14 municípios que foram incluídos na lista dos que estão em situação de emergência devido as fortes chuvas ocorridas nos primeiros meses do ano.
Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Batayporã, Sete Quedas, Eldorado, Japorã, Naviraí, Pedro Gomes, Iguatemi, Itaquiraí, Aral Moreira, Bonito, Sidrolândia e Coxim sofreram danos na infraestrutura (rodovias, estradas vicinais, serviços essenciais à população como escoamento de safra agrícola, transporte escolar), portanto, precisam de auxílio urgente para sanar a situação.
Ao todo, são 33 municípios com o mesmo cenário somente este ano, no entanto, 19 deles já tiveram convênios assinados porque foram vitimados primeiro. Riedel deu anuência para que mais de R$ 2,8 milhões fossem distribuídos para Jardim, Miranda, Antônio João, Rio Verde, Água Clara, Ponta Porã, Nioaque, Vicentina, São Gabriel do Oeste, Bataguassu, Bela Vista, Amambai, Corguinho, Naviraí, Juti, Caracol, Deodápolis, Tacuru e Paranhos.
A coordenação das ações fica a cargo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Todas as cidades já foram decretadas em estado de emergência, portanto, dentro de 180 dias, têm autorização para comprar itens e prestar serviços sem processo licitatório.
O governador assina, ainda, acordo de cooperação técnica entre a Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e a Assomasul, bem como termo de cooperação técnica com a Escolagov.