ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Chuva castiga municípios do interior e ruas viram rio de barro

Ribas do Rio Pardo registrou 85,7 m e Água Clara 117,2 m, em 24 horas; cidades seguem em alerta

Natália Olliver | 15/03/2023 08:47

Chuvas intensas castigaram os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara na noite desta terça-feira (14). A tempestade causou prejuízos em diversos pontos das cidades e transformou as ruas em um rio de barro. A quantidade de chuva registrada em 24 horas foi de 85,7 mm e 117,2 mm, respectivamente.

A intensidade das chuvas aumentaram drasticamente por volta das 21h, conforme informou a Defesa Civil de Ribas. A cidade decretou estado de emergência em fevereiro devido ao problema. Água Clara também está em alerta.

Nos vídeos encaminhados ao Campo Grande News moradores de Ribas do Rio Pardo se assustaram com a situação. Em um dos registros a residente mostra a força da enxurrada descendo a rua do bairro onde mora. “Dá uma olhada aqui na minha rua. Daqui a pouco esses carros que estão aqui embaixo vão rodar tudo", disse.

Em outro, crianças filmam o portão de casa e expõem a altura da água e a quantidade de barro. No vídeo o cinegrafista amador relata que a água chegou a invadir a parte da frente da residência. No último registro, trabalhadores esperam embaixo dos toldos de estabelecimentos até que a tempestade passasse “e ribas velho”, disse um deles.

Na BR-262, que dá acesso a Três Lagoas, a força da enxurrada abriu valetas dos dois lados do acostamento. Muitos condutores tiveram dificuldade para atravessar durante a noite desta terça-feira(14). A região tem muito tráfego de caminhões que trabalham para as empresas de celulose e atuam no lado leste de Mato Grosso do Sul.

Ao Campo Grande News a Defesa Civil de Ribas do Rio Pardo informou que ainda está fazendo levantamento dos estragos nos bairros, mas evidenciou que não recebeu nenhum chamado de moradores. “Parte dos danos foram em estradas, cabeceira de pontes. Teve a água que invadiu um pouco das casas. Estamos nas ruas, os técnicos fazendo o levantamento”, disse.

O órgão informou que precisou acionar ajuda para realizar uma contenção na estrada MS-340, devido à via não ser pavimentada, o que contribui com o cenário visto na cidade.

“Como a enxurrada desceu com força deve ter prejudicado muito o asfalto. Fazemos o monitoramento com um morador, ele disse que a água não chegou a entrar nas casas. A assistente social está acompanhando essas famílias”, finalizou.

Água Clara - Na cidade vizinha, a situação não foi diferente. Nas redes sociais a prefeita de Água Clara, Gerolina da Silva Alves, disse que desde segunda-feira (13), a chuva vem castigando o município.

"Apesar da quantidade incomum de chuva, a Prefeitura Municipal de Água Clara vem trabalhando incansavelmente em reparos e manutenções nos pontos críticos da cidade. A equipe de infraestrutura vem se desdobrando para resolver os estragos causados pelas fortes chuvas", disse.

Devido ao tempo crítico, todo lado leste do estado de Mato Grosso do Sul foi prejudicado. Ribas do Rio Pardo decretou estado de emergência em fevereiro para ajudar os moradores. Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, o volume de chuva deve continuar intenso nos municípios.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura dos municípios para verificar a situação, mas até o final desta reportagem não obteve resposta.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias