ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 21º

Política

“Histórico”, diz presidente do TRE sobre 1ª mulher eleita

Desembargador Carlos Contar diz que eleição de Adriane Lopes "legitima" a participação feminina na política

Por Mylena Fraiha e Gabriela Couto | 27/10/2024 18:32
“Histórico”, diz presidente do TRE sobre 1ª mulher eleita
“Histórico”, diz presidente do TRE sobre 1ª mulher eleita
Presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, explica como foi o dia do segundo turno na Capital (Foto: Paulo Francis)

“É um marco histórico, sem dúvida”, afirma o presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Carlos Eduardo Contar, sobre o fato de, pela primeira vez, Campo Grande eleger uma mulher para o cargo de chefe do Executivo municipal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, destacou a importância histórica da eleição de Adriane Lopes (PP) como a primeira mulher a assumir o cargo de chefe do Executivo municipal em Campo Grande, com 51,45% dos votos. A eleição transcorreu de forma tranquila, sem registros de crimes eleitorais, e a apuração foi realizada dentro do tempo estipulado, com apenas três urnas substituídas. A diplomação dos eleitos está prevista para dezembro, embora a data exata ainda não tenha sido divulgada.

Segundo ele, o fato de Campo Grande eleger, pela primeira vez, uma mulher vem para “diversificar e legitimar a participação da mulher no processo político”. A fala foi dada durante coletiva de imprensa na sede do TRE-MS, no final da tarde de hoje (27).

Com 51,45% dos votos, Adriane Lopes (PP) venceu a disputa com uma diferença de 12.587 votos, equivalente a 2,9%, contra a candidata Rose Modesto (União), que teve 48,55%. Nesta eleição, a abstenção foi maior do que no primeiro turno, atingindo 28,60%, segundo dados do TRE-MS.

Em coletiva de imprensa, o presidente do TRE-MS apontou que a apuração dos votos ocorreu dentro do tempo estipulado. “O sistema eletrônico de hoje permite essa agilidade, apesar de ser centralizado no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Foi rápido e dentro do esperado. Já tínhamos uma estimativa de que, por volta das 17h, os votos estariam contabilizados”, destacou Contar.

O desembargador também ressaltou a tranquilidade do processo eleitoral, sem o registro de crimes eleitorais e com a substituição de apenas três urnas ao longo do dia. “Foi realmente muito tranquilo. Esses contratempos eventuais, de substituições ou problemas ao longo do dia, foram dentro do calculado e esperado. Enfim, três urnas é um número muito pequeno”, afirmou.

A diplomação dos eleitos está prevista para dezembro, mas o TRE-MS ainda não divulgou a data exata.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias