ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Indústria inaugurada em Maracaju vai produzir 275 milhões m³ de etanol por ano

Indústria ainda tem capacidade de produzir 161 mil toneladas farelo para ração animal

Por Fernanda Palheta | 18/06/2024 11:22
Governador Eduardo Riedel (PSDB) durante a inauguração da Neomille, em Maracaju, na manhã desta terça-feira (18) (Foto: Hosana de Lourdes)
Governador Eduardo Riedel (PSDB) durante a inauguração da Neomille, em Maracaju, na manhã desta terça-feira (18) (Foto: Hosana de Lourdes)

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (18), a Neomille, empresa subsidiária da Cerradinho Bioenergia, que irá produzir 275 milhões de metros cúbicos de etanol por ano em Maracaju, cidade a 158 quilômetros de Campo Grande. A planta foi construída com investimento de R$ 1 bilhão e conta com 150 funcionários diretos e gera mais de 600 trabalhos indiretos.

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), a inauguração é resultado da consolidação de um ambiente de negócio favorável para o investimento. “Nos últimos 10 anos, MS alcançou alguns indicadores importantes, estamos crescendo na média de 60% ao ano, esse ano a expectava é de 5,8%, mesmo com a quebra da safra da soja e do milho”, disse.

Riedel ainda “Precisamos de exemplos como esse, do público emanado com o privado, sem surpresas do ponto de vista tributário, de regulamentação, de legislação, com ambiente de negócio favorável para o empreendedorismo resultar em oportunidade para nossa gente e se depender do governo do estado vamos continuar nessa trajetória”, completou.

Já o prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan (PSDB), ressaltou que a inauguração coroa o centenário da cidade. “É uma empresa forte e que vai que crescer, ampliar a produção absorvendo ainda mais a nossa produção de milho que só era commodities e agora tem valor agregado gerando vários subprodutos”, afirmou.

O CEO da Cerradinho Bioenergia, Renato Pretti, destaca que a proximidade com a matéria-prima e a posição geográfica foram alguns dos diferenciais para a escolha de Maracaju para a construção da planta. “Outro aspecto foi a parceria com o Governo do Estado e posteriormente com o município”, disse.

Pretti adianta que o foco é estabilizar a produção para depois pensar em ampliação. “Queremos uma operação robusta nos primeiros dois anos, a planta estruturada para o crescimento, queremos operar bem, estabilizar e depois”, finalizou.

A Neomille é um empreendimento da Cerradinho Bio, maior complexo produtor de bioenergia da América Latina, com unidades industriais em Chapadão do Céu (GO). Além da produção de etanol de milho, a indústria ainda tem capacidade de produzir 161 mil toneladas farelo para ração animal e energia e 10 mil toneis de óleo de milho.

*Colaboração de Hosana de Lourdes

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias