ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Política

Justiça faz campanha para atrair mesários voluntários: confira benefícios

Maiores de 18 anos podem se cadastrar para participar das eleições de outubro e ganhar folga no trabalho

Por Caroline Maldonado | 20/05/2024 11:18
Mesários em sala de votação (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Mesários em sala de votação (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Eleitores maiores de 18 anos que estejam quites com a Justiça Eleitoral podem receber convocação para trabalhar como mesário ou se voluntariar. Os voluntários têm direito a alguns benefícios, como dois dias de folga no trabalho por cada dia que atuarem como mesário. A Justiça começou uma campanha para divulgar o cadastramento.

É possível se cadastrar pelo site do TRE-MS (Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul) ou pelo aplicativo E-Título. Os dias das folgas no trabalho devem ser negociados com a empresa, órgão ou a instituição em que o mesário trabalha.

Os dias trabalhados também podem contar como horas complementares em cursos universitários e em caso de empate em concurso público, o mesário voluntário pode ter vantagem para o desempate se estiver previsto no edital.

No dia da eleição, o voluntário recebe auxílio-alimentação no valor de R$ 60,00 por turno trabalhado, conforme a Portaria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nº 63, de 2 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para acessar a página de cadastro de mesários ou baixe o aplicativo E-título.

Funções -  Os mesários controlam fluxo na seção eleitoral, que começa com a chegada dos eleitores e organização da fila, fazem conferência de documentos de identificação de quem vai votar e também preenchem um documento chamado de ata da votação e da mesa receptora, no qual devem ser registradas todas as ocorrências ao longo do dia de eleição.

A tarefa permite aos voluntários vivenciar o processo eleitoral de perto e ajudar eleitores a exercer o direito de voto.

Clique aqui para saber mais sobre o aplicativo e acessar link para download.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias