Justiça “insemina” dados em 6.209 urnas para eleição no Estado
A Justiça Eleitoral “insemina” até sexta-feira (dia 23) 6.209 urnas para o processo eleitoral de 2 de outubro. No último fim de semana, as informações de seções, candidatos e eleitores foram inseridas em 1.800 urnas que serão utilizadas em Campo Grande.
Conforme o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), são 5.804 equipamentos para uso nas seções e 1.125 de reserva. Durante a preparação, os equipamentos passam por testes para verificar o funcionamento e as informações são inseridas.
Ao término do processo, cada máquina gera um extrato de carga, que traz todos os dados inseridos e o registro individual da urna, uma especie de RG. Elas são lacradas e ficam prontas para ser distribuída aos mesários.
A urna também é ativada para enfrentar os curiosos ou, eventualmente, tentativas de fraude. O equipamento pode até ser ligado antes do dia da eleição, mas não vai funcionar.
A tela avisa que o funcionamento só ocorre a partir das 7h de 2 outubro, dia em que 1.875.869 eleitores vão às urnas em Mato Grosso do Sul.