Lia Nogueira renuncia ao cargo de vereadora para assumir como deputada
No último dia do prazo para deixar a cadeira na Câmara Municipal de Dourados, parlamentar entrega mandato
A deputada estadual eleita Lia Nogueira (PSDB) renunciou ao mandato como vereadora de Dourados nesta terça-feira (31). A carta oficializando a vacância do cargo é um ato protocolar para que ela consiga assumir a cadeira da Assembleia Legislativa, durante a cerimônia de posse desta quarta-feira (1º), às 9h, no Palácio Guaicurus.
Tucana, a jornalista já tem participado ativamente das discussões e articulações políticas da esfera estadual, durante as últimas semanas de janeiro. No começo da semana, a futura deputada participou da reunião da bancada no gabinete da Governadoria, onde definiu em quem vai votar para a eleição da Mesa Diretora, que também acontece amanhã.
A trajetória política de Lia é marcada com números expressivos, resultado de um posicionamento marcante para pautas polêmicas. Foi a segunda candidata mais votada nas eleições de 2020 e deixa a função para ocupar uma das 24 cadeiras no Poder Legislativo, após receber mais de 15 mil votos em 2022.
Para ela, o resultado das eleições é um reconhecimento de sua atuação e ao seu olhar sensível a favor da população. “Eu fiscalizei e cobrei, todos os dias, para que a população recebesse o cuidado que merece. Por isso sempre defendi melhores salários e condições de trabalho aos profissionais da saúde pública. Lutei pelos direitos dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de Dourados e da macrorregião, que são pacientes de mais 30 municípios do Conesul. Estive à frente dos movimentos dos profissionais da Educação, na luta pelo cumprimento do piso nacional. Escancarei o problema da falta de merenda escolar nas escolas e CEIMs (Centros de Educação Infantil Municipal)”, recorda a deputada eleita.
Dentre os pontos de destaque, nos seus dois anos de mandato como vereadora estão as votações de clamor público. “Mesmo nas votações me mantive coerente e sempre a favor da nossa gente. Eu fui contra projetos como aumento do salário do prefeito e secretários municipais e a cobrança da taxa de lixo. Além disso, não foram poucas as vezes que cobrei explicações da administração municipal sobre a aplicação do aporte financeiro de R$ 70 milhões disponibilizado pelo Governo do Estado para socorrer a saúde da nossa cidade”, reforça a parlamentar.
Combativa na defesa dos direitos, a deputada já pontuou que irá focar em atender as demandas das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social pois “é o que tenho feito até aqui, e vou continuar carregando essas bandeiras! Foi assim que os eleitores me conheceram e assim vou continuar. Para mim a política só tem sentido quando ela transforma a vida das pessoas”, concluiu.
Suplente - Por conta de ter recebido a renúncia no último dia do prazo, o presidente da Câmara Municipal de Dourados, Laudir Munaretto (MDB), confirmou que a posse da suplente de Lia, Tânia Cristina (PP), será na próxima quinta-feira (2), às 9h30, no plenário principal da Casa de Leis. Vale lembrar que as sessões ordinárias ocorrem todas segundas-feiras, às 15h.
Com 1.010 votos na eleição de 2020, ela assumirá os dois anos de mandato tampão de Lia Nogueira, por ter feito parte da coligação partidária na época permitida para a chapa proporcional.