Londres diz que PR fica com a primeira secretaria da Assembleia
O deputado estadual Londres Machado assegurou, em entrevista durante a sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa, que o seu partido, o PR, vai continuar na primeira secretaria da Casa.
A eleição para a Mesa Diretora ocorre no dia 18 de dezembro e o único consenso que os parlamentares revelam é a recondução de Jerson Domingos (PMDB) à presidência por mais dois anos. Outra tendência é que Maurício Picarelli (PMDB) continue como 1º vice-presidente.
Com isso, a primeira secretaria é um dos cargos mais cobiçados do Legislativo. Acordo no início da atual legislatura, revelado pelos próprios deputados do PR nesta terça, garantiria o revezamento de Paulo Corrêa (PR), atual detentor do cargo, e Antônio Carlos Arroyo (PR).
No entanto, outros partidos fazem questão de participar do debate e, no discurso, reivindicam ao menos concorrer à primeira secretaria.
Londres lembrou que há um “compromisso” com Arroyo pelo cargo, mas também recordou de outro “compromisso”, segundo ele, do governador André Puccinelli (PMDB), de conduzir o republicano à vaga de conselheiro do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado).
Diante da situação, o veterano parlamentar apenas assegurou que o partido está discutindo a situação, no entanto, que vai continuar como titular da vaga.
Abordado, Arroyo desconversou e não quis responder qual sua vontade política. “Vamos conversar com todos os deputados e definir”.
O deputado Márcio Monteiro endossou o consenso para que Jerson siga no comando do legislativo estadual e afirmou que seu partido, o PSDB, ainda vai discutir o pleito para definir posição. “Todos os outros cargos estão indefinidos”.
Eduardo Rocha (PMDB) seguiu a mesma linha e também pregou que todos os partidos participem das negociações em torno dos cargos.
Mesa – Atualmente, a Mesa Diretora tem a seguinte formação: Jerson Domingos (PMDB) como presidente, Maurício Picarelli (PMDB) 1º vice-presidente; Dione Hashioka (PSDB), 2ª vice-presidente; Mara Caseiro (PTdoB) 3ª vice-presidente; Paulo Corrêa (PR) 1º secretário; Paulo Duarte (PT) 2º secretário e Felipe Orro (PDT) 3º secretário.
A eleição deveria ocorrer em fevereiro, mas será antecipada para o mês que vem para garantir a participação dos deputados eleitos prefeitos neste ano, Paulo Duarte e Alcides Bernal (PP).