ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Lula anuncia Haddad na Fazenda e mais quatro ministros para seu mandato

O presidente eleito também anunciou o senador eleito Flávio Dino para Ministério da Defesa

Silvia Frias | 09/12/2022 10:15
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista anterior, concedida no CCBB. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista anterior, concedida no CCBB. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os primeiros nomes de cinco ministros que irão compor o governo no próximo mês. Entre os escolhidos está o ex-ministro da Educação Fernando Haddad que, agora, irá assumir a Fazenda.

“Tomei a decisão porque é preciso que algumas pessoas precisam começar a trabalhar”, disse Lula em entrevista esta manhã no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do gabinete de transição, em Brasília.

Segundo publicação da Folha de S. Paulo, além de Haddad, Lula anunciou que o senador eleito Flávio Dino (PSB) irá para o Ministério de Justiça e Segurança Pública; o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para a Casa Civil; o diplomata Mauro Vieira para o Itamaraty; o ex-ministro da Defesa José Múcio Monteiro para a Defesa; e o ex-ministro Fernando Haddad para a Fazenda.

Os últimos dois nomes eram os mais esperados e que mais sofriam pressão para serem anunciados. Na Economia, há expectativa de que, com a indicação do ministro, as negociações em torno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sejam facilitadas.

Por outro lado, o titular da Defesa é aguardado para tentar pacificar a relação do governo petista com as Forças Armadas, após quatro anos de crise e politização no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Também por este motivo, Lula já deve anunciar nesta sexta os nomes dos comandantes: general Julio Cesar de Arruda, no Exército; almirante Marcos Sampaio Olsen, na Marinha; e o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica).

Os anúncios desta sexta-feira dão a largada no primeiro escalão de Lula. Inicialmente, a ideia do presidente eleito era anunciá-los após a diplomação, marcada para a próxima segunda-feira (12), no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Mas, de acordo com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ele decidiu antecipar os nomes que já estavam certos para evitar maiores especulações.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), disse na quinta-feira (8) que o anúncio de ministros do governo deve ser feito de forma gradual e sem açodamento. Ele ressaltou que Lula já pensou nos primeiros nomes.

"Você vai gradualmente escolhendo os nomes, anunciando. Primeiro, não deve ter açodamento. Segundo, deve ser gradual mesmo, vai fazendo em paz. Ouvindo muito, o que é muito bom", ressaltou Alckmin.

Nos siga no Google Notícias