Marcelo Iunes é multado em 79 mil pela Justiça por pesquisa falsa
Prefeito de Corumbá, radialista e empresa de comunicação tiveram que responder por desinformação
O juiz eleitoral Jessé Cruciol Junior condenou prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB) a pagar multa de R$ 79,8 mil por divulgação de pesquisa irregular. Além dele também foram penalizados Associação Pantaneira de Comunicação e Cultura (Rádio Comunitária FM Pantanal - 87.9) e o radialista Joel de Souza.
Conforme a denúncia do partido Solidariedade, o prefeito foi até a rádio no dia 25 de julho deste ano e reproduziu dados de pesquisa eleitoral sem comprovar a lisura da informação. O crime eleitoral foi divulgado também na página do Facebook do radialista.
Joel alegou à Justiça que apenas realizou a entrevista, sem qualquer convite ou participação na divulgação e por isso não se responsabilizava pelo ato que não praticou. Já o prefeito disse ao magistrado que as convenções já estavam realizadas, e que se tratou de “simples sondagem informal, sem caracterizar divulgação de pesquisa sem prévio registro”.
A Associação Pantaneira de Comunicação e Cultura (Rádio Comunitária FM Pantanal - 87.9) inicialmente fez defesa sobre propaganda eleitoral e depois disse apenas que não houve pesquisa, apesar do candidato ter usado esse termo.
O juiz acatou a denúncia do Solidariedade e também determinou a retirada da entrevista “do ar”. A decisão foi cumprida e a página já está indisponível no Facebook.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.