ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 27º

Política

Ministério dos Transportes repassará 472 milhões para acesso à ponte Bioceânica

Após agenda ministerial, nesta segunda-feira (18), novos integrantes do governo federal desembarcam na Capital

Por Gabriela Couto | 18/12/2023 15:05
Pilares de ponte sobre o Rio Paraguai sendo construídos na divisa entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (PY) (Foto: Lucimar Couto)
Pilares de ponte sobre o Rio Paraguai sendo construídos na divisa entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (PY) (Foto: Lucimar Couto)

Campo Grande recebe nesta terça-feira (19) novos ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Estão confirmados os ministros dos Transportes licenciado, Renan Filho, e interino, George Santoro; da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e de representantes do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), além do governador Eduardo Riedel (PSDB) e integrantes da bancada federal do Estado.

A agenda ocorre um dia depois do evento com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, nesta segunda-feira (18).

Para amanhã, o encontro prevê a autorização do início das obras de acesso à ponte da Rota Bioceânica, que ligará Brasil e Paraguai por meio de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (PY). O novo acesso reduzirá em 14 dias o tempo de exportação brasileira para países asiáticos, ao escoar a produção pelos portos chilenos, via Oceano Pacífico.

Previsto no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o empreendimento na BR-267 tem 13,1 km de extensão e abrange o centro aduaneiro de controle de fronteira. Estão previstos R$ 472 milhões em investimentos federais no projeto.

A assinatura da ordem de serviço será no final da manhã, no Bioparque Pantanal. As obras autorizadas no lado brasileiro darão acesso à nova ponte sobre o Rio Paraguai, que está em andamento e a previsão de conclusão é em 2025.

O encontro também servirá para cobrar mais celeridade do governo federal na articulação com as aduanas de outros países para garantir facilidade no escoamento da produção do Brasil para a Ásia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias