MS busca verba do governo federal para construir mil casas em aldeias
A vinda de recursos depende de decisão do STF sobre fundo que financia habitação
Mato Grosso do Sul busca recursos da União para construir mil casas em aldeias indígenas. De acordo com o governador Eduardo Riedel (PSDB), que participou de reunião em Brasília na quarta-feira (dia 3), a definição sobre a verba depende de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a regulamentação da taxa do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)
Sem a decisão, o governo federal não pode avançar no comprometimento com Mato Grosso do Sul. Segundo Riedel, as casas serão construídas em diversas comunidades, como Taunay (Aquidauana), Bororó (Dourados) e Tey'i kue (Caarapó).
“Esse quebra-cabeça tem que ser montado para a gente poder apresentar ainda em maio ou inicio de junho esse projeto”, afirma o governador.
Mato Grosso do Sul tem cerca de R$ 120 milhões para construção de seis mil moradias por meio da Agehab (Agência Estadual de Habitação).
O Supremo Tribunal Federal julga ação direta de inconstitucionalidade que questiona a aplicação da Taxa Referencial na correção dos saldos das contas vinculadas do FGTS. O fundo financia programas de habitação.
Neste domingo (dia 7), o governador participou da abertura oficial do 36º Undokai (gincana esportiva), na Associação Nipo Brasileira, em Campo Grande.