Paulo Passos é único candidato de MS na busca por cargo em Conselho do MP
Três nomes serão escolhidos para compor Conselho Nacional do Ministério Público
O procurador do MP-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), Paulo Passos, será indicado para formação de lista que preencherá vaga no Conselho Nacional do Ministério Público.
Ele, que já ocupa a função, foi o único nome inscrito e agora concorrerá à reeleição. Embora esteja sozinho como candidato, votação interna ocorre no próximo dia 28 para referendar o nome de Passos. “Tenho que ser escolhido pelos meus colegas de MS e indicado pelo Procurador-Geral de Justiça Alexandre Magno para poder participar da eleição nacional”, explicou Passos ao Campo Grande News.
O mesmo rito ocorre em todos os Ministérios Públicos Estaduais para que no dia 26 de abril haja escolha dos três representantes do Ministério Público dos Estados para ocupar uma das 14 cadeiras do Conselho Nacional do Ministério Público.
“Todos os MPs dos Estados fazem, antes da eleição do dia 26 de abril, eleições para a escolha do representante estadual que irá participar da eleição entre todos os chefes do Ministério Público dos Estados”, disse.
Ainda segundo o procurador, os próximos passos ocorrem quando são escolhidos os ministros dos Tribunais Superiores: os três escolhidos pela cúpula nacional têm seus nomes encaminhados ao Senado para que passem por sabatina feita pela CCJ (Comissão de Constituição de Justiça).
Após a série de perguntas e respostas, há votação entre os senadores e em caso de maioria absoluta a nomeação segue para crivo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).