Polícia Federal faz mistério sobre investigações de perfis fakes
As investigações da Polícia Federal sobre os perfil falsos do Facebook vêm sido mantidos em sigilo pelo órgão. Apesar de confirmar que está apurando as ofensas e acusações pela mídia social, a PF evita comentar o assunto, e faz mistério sobre o rumo das investigações.
Segundo a assessoria de comunicação da superintendência regional da PF, “os casos estão sendo investigados e assim que os inquéritos forem finalizados serão encaminhados a Justiça Eleitoral”, que solicitou a presença dos agentes no caso.
Mesmo antes do início da propaganda eleitoral, o Facebook já estava sendo usado por apoiadores de determinados candidatos em detrimento de alguns adversários. Quase 20 perfis foram bloqueados pela Justiça Eleitoral desde o registro oficial das candidaturas, em 5 de julho.
As multas aplicadas pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) ao Facebook pela não desativação dos perfis varia de R$ 15 a R$ 25 mil por dia de descumprimento.
O TRE-MS solicitou ao Facebook o encaminhamento à Polícia Federal dos perfis de usuários vinculados à administração das páginas falsas, os respectivos números de IPs (internet protocol) de onde foram acessados esses perfis e os endereços eletrônicos (e-mails) e os números de telefone celular a eles vinculados para login, meios pelos quais é possível identificar os responsáveis pelas postagens.