Prefeitura prevê chamar 73 guardas, mas aprovados ainda fazem pressão
Manifestação cobra convocação de 173 pessoas que já fizeram curso de formação
![Prefeitura prevê chamar 73 guardas, mas aprovados ainda fazem pressão Prefeitura prevê chamar 73 guardas, mas aprovados ainda fazem pressão](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2023/07/04/2puk8bg8lg84c.jpeg)
Aprovados em concurso da GCM (Guarda Civil Metropolitana) continuam fazendo manifestações durante as sessões da Câmara Municipal. Nesta terça-feira (4), mais uma vez, eles levaram faixas cobrando o chamamento de 173 que já fizeram curso de formação. No entanto, os vereadores informaram que a Prefeitura de Campo Grande deve chamar apenas 73 neste ano.
O secretário de Governo, João Rocha, esteve na Casa de Leis na segunda-feira (3) para reunião com os parlamentares e, segundo o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão”, informou que haverá um chamamento neste ano.
“Tem a confirmação de que o município vai chamar 73 aprovados neste ano, mas vai dar uma posição em agosto ou setembro. O João Rocha garantiu que 73 serão chamados, mas pedimos para chamar mais. Eles vão estudar, isso está sendo debatido”, comentou o vereador Carlão.
O líder da prefeita na Câmara, vereador Roberto Avelar, o “Beto”, no entanto, explicou que a prefeitura já chamou 200 e portanto deve chamar mais 73 aprovados, porque é o que está previsto no edital. “O movimento é legítimo, é válido, mas o que está previsto no edital são os 273”, detalhou o vereador.
Os aprovados que já fizeram o curso de formação não ficaram satisfeitos com a informação. Eles alegam que a prefeita Adriane Lopes (PP) prometeu chamar todos os formados em encontro durante o curso.
O músico Arthur Rodrigues, de 24 anos, classifica a situação como absurda. “A prefeita foi no curso de formação e falou que chamaria 300 aprovados até fevereiro desde ano, mas chegou janeiro e não chamou. Vamos continuar nos manifestando na Câmara e na Prefeitura enquanto não chamar”, disse.
![Prefeitura prevê chamar 73 guardas, mas aprovados ainda fazem pressão Prefeitura prevê chamar 73 guardas, mas aprovados ainda fazem pressão](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2023/07/04/1t3gdcxyjmoz.jpeg)
Essa já é a terceira vez que os aprovados se manifestam na Câmara neste ano. O curso de formação terminou em 31 de novembro de 2022. Os formados esperam desde então a convocação. Muitos contam que estão há mais de um ano sem emprego fixo.
O presidente do SindGM (Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande), Hudson Bonfim, conta que muitos que ainda não fizeram o curso também têm expectativa de serem chamados para a formação. "Tem vacância de 700 vagas na GCM e ainda tem os agentes patrimoniais que estão ocupando lugares que são de guarda. Eles não são chamados por processo seletivo, não tem formação, nenhuma preparação", comentou Bonfim.
À reportagem, a assessoria da Prefeitura de Campo Grande informou que "até o momento já foram convocados 198 guardas aprovados no concurso e novas convocações vão ocorrer, conforme a lei, mas de acordo com a necessidade do município". A prefeitura lembra que a validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Concurso - O concurso da Guarda Civil Metropolitana previa 273 vagas, com salário de R$ 1.690,02, para reforçar o efetivo de cerca de 1,2 mil servidores que já atuam na função. Os aprovados passaram por seis fases. Pela primeira vez, todos terão acesso ao porte de arma A última convocação ocorreu em março deste ano, quando 100 foram chamados.