ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Política

Prefeitura prevê chamar 73 guardas, mas aprovados ainda fazem pressão

Manifestação cobra convocação de 173 pessoas que já fizeram curso de formação

Caroline Maldonado | 04/07/2023 12:06
Aprovados em concurso da GCM (Guarda Civil Metropolitana) no plenário da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (4). (Foto: Caroline Maldonado)
Aprovados em concurso da GCM (Guarda Civil Metropolitana) no plenário da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (4). (Foto: Caroline Maldonado)

Aprovados em concurso da GCM (Guarda Civil Metropolitana) continuam fazendo manifestações durante as sessões da Câmara Municipal. Nesta terça-feira (4), mais uma vez, eles levaram faixas cobrando o chamamento de 173 que já fizeram curso de formação. No entanto, os vereadores informaram que a Prefeitura de Campo Grande deve chamar apenas 73 neste ano.

O secretário de Governo, João Rocha, esteve na Casa de Leis na segunda-feira (3) para reunião com os parlamentares e, segundo o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão”, informou que haverá um chamamento neste ano.

“Tem a confirmação de que o município vai chamar 73 aprovados neste ano, mas vai dar uma posição em agosto ou setembro. O João Rocha garantiu que 73 serão chamados, mas pedimos para chamar mais. Eles vão estudar, isso está sendo debatido”, comentou o vereador Carlão.

O líder da prefeita na Câmara, vereador Roberto Avelar, o “Beto”, no entanto, explicou que a prefeitura já chamou 200 e portanto deve chamar mais 73 aprovados, porque é o que está previsto no edital. “O movimento é legítimo, é válido, mas o que está previsto no edital são os 273”, detalhou o vereador.

Os aprovados que já fizeram o curso de formação não ficaram satisfeitos com a informação. Eles alegam que a prefeita Adriane Lopes (PP) prometeu chamar todos os formados em encontro durante o curso.

O músico Arthur Rodrigues, de 24 anos, classifica a situação como absurda. “A prefeita foi no curso de formação e falou que chamaria 300 aprovados até fevereiro desde ano, mas chegou janeiro e não chamou. Vamos continuar nos manifestando na Câmara e na Prefeitura enquanto não chamar”, disse.

Formado pela GCM, o músico Arthur Rodrigues, de 24 anos, espera convocação. (Foto: Caroline Maldonado)
Formado pela GCM, o músico Arthur Rodrigues, de 24 anos, espera convocação. (Foto: Caroline Maldonado)

Essa já é a terceira vez que os aprovados se manifestam na Câmara neste ano. O curso de formação terminou em 31 de novembro de 2022. Os formados esperam desde então a convocação. Muitos contam que estão há mais de um ano sem emprego fixo.

O presidente do SindGM (Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande), Hudson Bonfim, conta que muitos que ainda não fizeram o curso também têm expectativa de serem chamados para a formação. "Tem vacância de 700 vagas na GCM e ainda tem os agentes patrimoniais que estão ocupando lugares que são de guarda. Eles não são chamados por processo seletivo, não tem formação, nenhuma preparação", comentou Bonfim.

À reportagem,  a assessoria da Prefeitura de Campo Grande informou que "até o momento já foram convocados 198 guardas aprovados no concurso e novas convocações vão ocorrer, conforme a lei, mas de acordo com a necessidade do município". A prefeitura lembra que a validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso - O concurso da Guarda Civil Metropolitana previa 273 vagas, com salário de R$ 1.690,02, para reforçar o efetivo de cerca de 1,2 mil servidores que já atuam na função. Os aprovados passaram por seis fases. Pela primeira vez, todos terão acesso ao porte de arma A última convocação ocorreu em março deste ano, quando 100 foram chamados.

Nos siga no Google Notícias