Presidente da Câmara aguarda André e Bernal para discutir cenário de 2013
Presidente da Câmara Municipal e vereador reeleito, Paulo Siufi (PMDB) está à espera de reunião com o governador André Puccinelli (PMDB) e o prefeito eleito Alcides Bernal (PP). Com o primeiro será discutido o rumo dos peemedebistas e partidos aliados a partir de 2013. A coligação liderada por Edson Giroto (PMDB) elegeu 21 dos 29 vereadores.
“Espero que tenha reunião com o nosso governador, o nosso líder, e o Giroto, timoneiro da campanha, para ver daqui para frente o posicionamento da base”, afirma Siufi. Por análise numérica, a presidência deve ficar com o grupo que apoiou Giroto.
A eleição do novo presidente da Casa de Leis acontece no dia primeiro de janeiro, logo após a posse dos vereadores. “Se tiver duas chapas, serão necessários 15 votos”, calcula Siufi. Ele se define como pré-candidatos, “como os demais vereadores”. O grupo da maioria conta, além de Siufi, com Edil Albuquerque (PMDB), que já foi presidente da Câmara Municipal.
E os projetos? – Com o prefeito eleito, a expectativa é discutir os projetos que devem ser votados aindas neste ano para ter vigência a partir de 2013. “Acredito que o Bernal vá nos procurar. Tem vários projetos importantes, como o Orçamento e o IPTU”, afirma.
O Orçamento já tramita no Legislativo municipal. A peça orçamentária define a aplicação de recursos para o próximo ano. Já em relação ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a questão é mais espinhosa. Na campanha, a proposta do prefeito eleito é a revisão do tributo, com estudo que pode resultar no congelamento ou diminuição de alíquota. Contudo, para ter validade em 2013, as mudanças já devem ser feitas neste ano.