ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto obriga UTIs a dispor de fisioterapeutas em todos os turnos

Intenção é que estes pacientes possam dispor deste tratamento na área de terapia intensiva

Leonardo Rocha | 05/03/2020 08:53
Projeto obriga UTIs a dispor de fisioterapeutas em todos os turnos
Entrada da Santa Casa, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

O projeto enviado para Assembleia obriga as unidades de saúde a dispor de fisioterapeutas nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, pré-natal e pediátrico, em todos os turnos. A regra é para que tenha ao menos um profissional para cada 10 leitos.

Estes profissionais terão que ter especialização em Terapia Intensiva. “Precisamos melhorar o acesso ao direito de saúde aos cidadãos. Os fisioterapeutas são muito importantes e necessários nos espaços públicos e privados, já que são essenciais devido ao elevado número de intercorrências clínicas e admissões”, disse o autor, o deputado Evander Vendramini (PP).

Ele alega que a atividade destes profissionais traz melhorias aos indicadores hospitalares nas UTIs. A proposta estabelece que os hospitais, clínicas públicas, privadas ou filantrópicas terão 180 dias, para se adequar a legislação, após publicação da lei.

“As exigências por profissionais capacitados que possam oferecer suporte especifico e de qualidade a população tem sido a preocupação da categoria”, destaca o autor. A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados estaduais. Se for aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias