Quer ensaiar seu voto? TSE tem simulador para eleitor treinar votação
Brasil vai às urnas dentro de sete dias
A sete dias da eleição que vai decidir o próximo presidente da República e, em 12 estados, incluindo Mato Grosso do Sul, novo governador, eleitores de todo o Brasil podem “treinar” como usarão as urnas.
Para isso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibilizou um simulador (veja aqui). Nele o cidadão pode teclar os números para governador e presidente, no entanto, como trata-se de algo simulado, não aparecerá nome ou foto dos candidatos reais.
Ao invés disso na tela da urna ficará a palavra “nulo”, mas o funcionamento ocorre como votação real com direito ao barulhinho do confirma.
Na simulação o tempo de votação já está mais longo, seguindo regra implantada este ano. No primeiro turno eleitores tiveram espaço maior na hora de digitar os números dos candidatos, segundo a Justiça Eleitoral para que a conferência do voto tivesse mais tranquilidade.
Segundo o TSE é importante que o indivíduo apto a votar faça a simulação para que seja mais ágil no momento em que estiver em frente á urna real e, assim, as filas de espera sejam reduzidas.