Reforma é aprovada com “sim” de 3 senadores de MS, mas votação é retomada hoje
Parlamentares voltam a se reunir para análise de dois destaques que modificam parte do texto-base

A reforma da Previdência foi aprovado ontem com votos favoráveis dos três senadores por Mato Grosso do Sul – Nelsinho Trad (PSD), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL). Nesta quarta-feira (23), contudo, os parlamentares voltam a se reunir para votação de dois destaques que modificam parte do texto-base.
A análise tem foco nas aposentadorias especiais (concedidas a trabalhadores que lidam com atividades de risco e nocivas à saúde). O texto-base recebeu 60 votos favoráveis e 19 contrários.
A reforma fixou idade mínima para aposentadoria. Um das emendas tira do texto um dispositivo que proíbe a adoção de critérios diferenciados para a concessão de benefícios, com exceção de idade e tempo de contribuição para trabalhadores com deficiência ou que exerçam atividades expostas a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde.
O outro destaque retira do texto as idades mínimas de 55 anos, 58 anos e 60 anos para aposentadoria, de acordo com o nível do risco da atividade, alto, moderado e leve.
Ainda não se sabe que por causa das mudanças, a proposta terá de voltar para análise da Câmara dos Deputados.