ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 25º

Política

Riedel diz que alto índice de abstenção no País é reflexo do "MMA eleitoral"

Governador votou logo cedo e exaltou a disputa da prefeitura entre duas mulheres: "excepcional"

Por Silvia Frias e Caroline Maldonado | 27/10/2024 08:35
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Governador Eduardo Riedel e a primeira-dama, Mônica Riedel, cumprimentam eleitora (Foto: Marcos Maluf)
Governador Eduardo Riedel e a primeira-dama, Mônica Riedel, cumprimentam eleitora (Foto: Marcos Maluf)

O governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB) votou logo cedo, na seção eleitoral da Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, no Monte Castelo. Em entrevista coletiva, exaltou a trajetória das duas mulheres que se enfrentam na eleição e avaliou que o alto índice de abstenção em todo o País é indicativo de que a classe política precisa fazer reflexão sobre as campanhas eleitorais, que se tornou um "MMA".

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, votou na manhã deste domingo (29) e comentou sobre a alta abstenção nas eleições, atribuindo-a à agressividade das campanhas. Ele também expressou sua confiança na vitória de Adriane Lopes para a prefeitura de Campo Grande, mas garantiu que manterá uma relação institucional equilibrada com a prefeita eleita, independentemente de sua posição política. Riedel viajará para Londres ainda hoje para participar de um evento sobre agro e sustentabilidade.

Riedel chegou por volta das 7h30, acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, que também vota na mesma seção, e do secretário estadual da Casa Civil, Eduardo Rocha. Sem fila, votou rapidamente. Na saída, cumprimentou eleitores e conversou com a imprensa.

Questionado sobre o índice de abstenção no primeiro turno, Riedel disse que é fenômeno que se viu nas eleições em todo o País. Em Campo Grande, por exemplo, o percentual chegou a 25,50% dos votos, um pouco menos do que obteve o terceiro colocado nas urnas, 25,96%. Em São Paulo, foram cerca de 2,5 milhões de votos, 27% do eleitorado.

“A gente viu no Brasil inteiro ataque, agressão, acusação e falta de debate mais qualificado, isso afasta o eleitor, é um MMA muitas vezes que se coloca dentro do processo político”, avaliou Riedel. “Eu acho que é uma reflexão que a política tem de fazer, de como nós estamos discutindo a política, de como nós estamos indo para os debates, para as propostas”, disse. “É uma boa discussão, acho que serve de reflexão para toda classe política”.

Riedel não pegou fila e votou rapidamente, em escola no Monte Castelo (Foto: Marcos Maluf)
Riedel não pegou fila e votou rapidamente, em escola no Monte Castelo (Foto: Marcos Maluf)

Sobre a disputa entre Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil), disse que Mato Grosso do Sul tem tradição de grandes mulheres na liderança. “Acho isso excepcional”, embora considere que ainda há muito espaço para se ocupar.

Riedel diz estar confiante na vitória de Adriane Lopes, embora diga que está difícil fazer prognóstico, já que as pesquisas alternam resultado entre elas, com percentual de diferença de votos muito pequeno. Caso a eleita seja a opositora, garantiu que o tratamento será de equidade. “A gente vai sentar, discutir os projetos, avaliar as prioridades e atuar para que a gente melhore cada vez mais a vida das pessoas em Campo Grande. A gente tem na eleição as nossas opções políticas, mas a relação institucional com o governo do Estado, com a prefeitura municipal, ela não muda em nada em função disso”, garantiu.

O governador não irá acompanhar o resultado da eleição. À tarde, parte rumo a Londres, onde participará do "Lide Brazil Conference London", de hoje até 31 de outubro e irá discutir sobre agro e sustentabilidade. Riedel viaja com o titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação”, Jaime Verruck e o secretário de Governo, Rodrigo Perez. “Vou estar em voo, vou saber do resultado bem mais tarde”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias