ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Política

Até às 18h, Campo Grande deve saber quem será próxima prefeita

Votação será das 7h às 16h, no horário de Mato Grosso do Sul

Por Anahi Zurutuza | 27/10/2024 06:10
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Eleitor passando pela biometria para poder votar. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Eleitor passando pela biometria para poder votar. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

No máximo às 18h deste domingo (27), Campo Grande deve sabe quem vai administrar a cidade a partir de janeiro de 2025. A previsão da Justiça Eleitoral é que a apuração dos votos seja concluída em até duas horas após o encerramento da votação, que vai até às 16h. Mas se todo o sistema funcionar sem problemas, o prazo pode ser até menor.

A única cidade com segundo turno em Mato Grosso do Sul é Campo Grande, por ter mais de 200 mil eleitores.

No primeiro embate, a prefeita Adriane Lopes (PP) foi a primeira colocada com 31,67% dos votos e Rose ficou em segundo, conquistando 29,56% do eleitorado. Na sequência, ficaram Beto Pereira (PSDB) com 25,93% e Camila Jara (PT) com 9,43%.

Nas últimas semanas, as pesquisas mostraram diferentes cenários, por vezes com uma na frente e em outros casos com a adversária no topo.

Ausência - Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral na data da eleição poderá, no mesmo dia e horário da votação, justificar a sua ausência por meio do aplicativo e-Título — que comprova a distância utilizando a ferramenta de localização do aparelho — ou entregando um Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido em uma das mesas receptoras de votos.

Caso não apresente a justificativa no dia da votação, o eleitor poderá justificar sua ausência em até 60 dias após o segundo turno, por meios como o próprio e-Título ou pelo sistema Justifica.

Crimes eleitorais – Também neste domingo, a segurança das ruas e locais de votação estará reforçada e é preciso estar atento para não cometer crimes eleitorais. Uma das infrações mais comuns é a boca de urna, que ocorre quando é feito pedido de voto ou promoção de candidato no dia do pleito.

No dia do pleito, é proibido, portanto, distribuir santinhos, usar camisetas, pedir votos presencialmente ou por meio eletrônico. Eleitores e candidatos que cometerem esse crime podem ser punidos com detenção de seis meses e um ano, além de multa no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

E a partir das 16 horas você acompanha em tempo real a apuração das eleições 2024 neste link no Campo Grande News. Os números direto do TRE serão disponibilizados assim que as urnas forem abertas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias