ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Política

Não vai conseguiu votar no 2º turno? Veja como justificar ausência

Justificativas podem ser realizadas durante a eleição ou em até 60 dias após o pleito eleitoral

Por Geniffer Valeriano | 27/10/2024 06:30
Não vai conseguiu votar no 2º turno? Veja como justificar ausência
Não vai conseguiu votar no 2º turno? Veja como justificar ausência
Eleitor pode justificar ausência em votação em uma sessão eleitoral neste domingo (27) (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Neste domingo (27), das 7h às 16h, eleitores de Campo Grande devem escolher entre Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) para comandar a prefeitura da Capital durante os próximos quatro anos. Não vai conseguir participar do segundo turno? Ausência pode ser justificada no dia da eleição ou até o dia 7 de janeiro de 2025. Veja o passo a passo.

No dia da eleição - Aqueles que não estiverem na cidade onde votam, podem justificar a sua ausência por meio do aplicativo e-Título ou preenchendo um formulário de “Requerimento de Justificativa”. Acesse o formulário clicando aqui.

Caso escolha o preenchimento do formulário, é necessário apresentar o documento impresso e preenchido nas mesas receptoras de voto, em um dos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais. Consulta a zonas eleitorais.

O eleitor não precisa anexar documentos que comprovem o motivo de sua ausência, quando a justificativa é realizada no dia da eleição. Porém, no caso da utilização do “Requerimento de Justificativa Eleitoral”, é necessário apresentar, no momento da entrega do formulário, documento oficial com foto

A justificativa no dia da eleição é válida apenas para o pleito eleitoral realizado naquela data, neste caso, o segundo turno das eleições municipais. Não é possível justificar a falta em anos ou turno anteriores neste domingo.

“Em regra, a ausência a três eleições consecutivas (cada turno de votação é considerado uma eleição) sem o pagamento das respectivas multas ou a apresentação de justificativas resultará no cancelamento da inscrição”, explica o TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Após as eleições - Em casos em que o eleitor não realiza a justificação no dia do pleito eleitoral, esta deve ser apresentada em até 60 dias após o turno de votação. É possível justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título, pelo autoatendimento eleitoral ou pelo formulário de “Requerimento de Justificativa”.

Em qualquer uma das opções acima, é necessário apresentar documentação que comprove o motivo da ausência no pleito eleitoral, anexada ao requerimento. Após o recebimento, a autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título pode aceitar ou não a justificativa. Caso seja rejeitada, o eleitor deverá realizar o pagamento do débito.

“Além das opções do e-Título e do Autoatendimento - Eleitoral - Título Net, você ainda pode entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo seu título. Este Requerimento é diferente daquele preenchido no dia da eleição”, complementa o TRE.

Neste ano, os eleitores que não compareceram no primeiro turno eleitoral, realizado no dia 6 de outubro, deverão apresentar a justificativa até o dia 5 de dezembro de 2024. Enquanto aqueles que não compareceram no segundo turno, que será no dia 27 de outubro, a justificativa podem ser realizadas até o dia 7 de janeiro de 2025.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias