Riedel se reúne com governador de SP para tratar da Malha Oeste e hidrovia
A visita de Eduardo Riedel (PSDB) a Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi no Palácio Bandeirantes
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), esteve reunido com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em reunião, ambos discutiram possíveis avanços na logística e infraestrutura que envolvem os dois Estados. A visita foi no Palácio Bandeirantes, sede do Poder Executivo paulista.
Em visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes, ambos formalizaram documento pela reativação da ferrovia Malha Oeste e da ampliação da hidrovia Tietê-Paraná. Tanto a Malha Oeste como a Tietê-Paraná são dois eixos de transporte que dão nova dinâmica para a infraestrutura econômica sul-mato-grossense. A divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo é a de segunda maior extensão se comparada às outras divisas que o Estado faz.
Quanto à hidrovia Tietê-Paraná foi debatido o avanço das obras no município paulista de Avanhandava. Elas tornarão a hidrovia navegável também a partir de Mato Grosso do Sul. A informação repassada pelo governador Tarcísio de Freitas é que o trabalho ali está em andamento, com previsão de conclusão para o ano de 2026.
O governador Riedel detalhou as conversas com o líder do Executivo paulista. "Tive a oportunidade de discutir com o governador Tarcísio pautas nacionais e questões que interessam tanto a São Paulo quanto a Mato Grosso do Sul. Há muita convergência em uma gestão de desenvolvimento e crescimento para os estados, muito atrelado à criação de oportunidades de emprego e renda a toda sociedade".
A comitiva de Mato Grosso do Sul composta ainda pelo vice-governador, José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha, e o secretário de Infraestrutura, Jayme Verruck, também falou sobre a possibilidade de Tarcísio vir a Mato Grosso do Sul em breve para agenda pública.
"Conversamos para fazer um alinhamento de necessidades de investimento para revitalizar a Malha Oeste, em especial quanto ao volume de carga de Mato Grosso do Sul para o Porto de Santos. Faremos em breve uma agenda junto ao ministro [dos Transportes] Renan Filho para buscar um alinhamento estratégico entre o Governo Federal e os governos de São Paulo e Mato Grosso do Sul", explica o secretário Jaime Verruck.
Ainda segundo Verruck, o encontro encaminhou investimentos no trecho sul-mato-grossense da Malha Oeste, onde a linha férrea será de bitola (medida padrão da ferrovia) larga, além de uma avaliação no trecho paulista, onde há um menor volume de embarques, mas pode receber trens intermunicipais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.