ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Política

Secretário do Ministério dos Povos Indígenas fará visitas em aldeias de MS

Secretário-executivo, Eloy Terena, discutirá ressocialização de presos, agroecologia e questões territoriais

Mylena Fraiha | 28/07/2023 17:49
Eloy Terena durante conferência na ONU (Foto: Arquivo pessoal)
Eloy Terena durante conferência na ONU (Foto: Arquivo pessoal)

O secretário-executivo do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), Eloy Terena, tem agenda em Mato Grosso do Sul, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, onde irá avaliar diversos temas fundamentais para a população indígena do Estado, como a ressocialização de presos, projetos de agroecologia, questões territoriais e gestão ambiental.

A primeira parada do secretário será no sábado (29), na Aldeia Cachoeirinha, localizada em Miranda, a 201 km da Capital. Às 9h, será realizado um encontro para discutir a construção do PGTA (Plano de Gestão Territorial e Ambiental) da TI (Terra Indígena) Cachoeirinha.

Em sequência, no mesmo dia, Eloy Terena visitará a Aldeia Imbirussu, na Terra Indígena de Taunay, em Aquidauana, a 135 km da Capital, permanecendo até a tarde de domingo (30). Nesta visita, o secretário buscará o diálogo com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para a implantação de cursos de direito intercultural e agroecologia indígena em Aquidauana, com foco nos povos do pantanal.

Na segunda-feira (31), a agenda de Eloy prevê encontros com autoridades em Dourados, a 233 km da Capital. Conforme aponta a agenda do secretário, o MPI planeja a implantação de um projeto pioneiro de ressocialização de presos indígenas na região de Dourados.

Ainda no mesmo dia, o secretário-executivo do MPI estará em Campo Grande, onde estará com autoridades e docentes das UEMS (Universidades Federal e Estadual do Mato Grosso do Sul).

Já na terça-feira (2), a comitiva se reunirá com representantes da Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) e do TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a agenda de Eloy, na ocasião, será instaurado um grupo de trabalho que abordará a situação do povo kinikinau. Também participarão representantes da Funai Brasília, Sesai, MPF (Ministério Público Federal) e DPU (Defensoria Pública da União). O objetivo é discutir questões territoriais e ações de proteção social para esse grupo indígena que há tempos reivindica a demarcação de seus territórios.

Comitiva - A comitiva ministerial, liderada pelo secretário-executivo Eloy Terena, contará também com a presença do coordenador-geral de Promoção ao Bem-Viver Indígena, Leosmar Terena, do assessor do gabinete da ministra Gasparini Kaingang e do diretor de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários, Marcos Kaingang.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias