ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Política

Secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas cumpre vasta agenda em MS

Além de questões territoriais, Eloy Terena irá discutir ressocialização de presos e agroecologia

Jackeline Oliveira | 30/07/2023 15:30
Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas cumpre agenda em MS (Foto: Divulgação)
Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas cumpre agenda em MS (Foto: Divulgação)

Luiz Eloy Terena, secretário-executivo do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), está em Mato Grosso do Sul desde ontem (29) e fica até o dia 2 de agosto, período que irá avaliar diversos temas fundamentais para a população indígena do Estado, como a ressocialização de presos, projetos de agroecologia, além de questões territoriais e gestão ambiental.

No sábado (29) o secretário esteve na Aldeia Cachoeirinha, localizada em Miranda, a 201 km da Capital, onde realizou um encontro para discutir a construção do PGTA (Plano de Gestão Territorial e Ambiental) da TI (Terra Indígena) Cachoeirinha. Nas redes sociais ele publicou uma foto de dois músicos com a legenda, ‘recepção terena’.

Eloy Terena publicou nas redes socias a recepção na Aldeia Cachoeirinha (Foto: Divulgação)
Eloy Terena publicou nas redes socias a recepção na Aldeia Cachoeirinha (Foto: Divulgação)

Ainda no sábado Eloy visitou a Aldeia Imbirussu, na Terra Indígena de Taunay, em Aquidauana, a 135 km da Capital, permanecendo até a tarde deste domingo (30), quando terá uma reunião na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para a implantação de cursos de direito intercultural e agroecologia indígena em Aquidauana, com foco nos povos do pantanal.

Na segunda-feira (31) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a agenda prevê encontro com o prefeito Alan Guedes (PP) e com a deputada estadual Gleise Jane (PT), com quem vai discutir sobre o planejamento do MPI da implantação de um projeto pioneiro de ressocialização de presos indígenas na região de Dourados.

Ainda na segunda-feira, conforme a agenda, Eloy Terena estará em Campo Grande, onde se reunirá com autoridades e docentes das UEMS (Universidades Federal e Estadual do Mato Grosso do Sul).

Na terça-feira (1) o secretário terá pela manhã uma reunião na sede da Funai, com a pauta Regularização Fundiária Kinikinau, com as presenças dos representantes do órgão, Arildo Terena Coordenador do Dsei/MS, Elvis Terena , Coordenador Regional da Funai de Campo Grande Daniela Osório - DPU, Luiz Eduardo - MPF, Gasparini Kaingang, Marcos Kaingang.  À tarde Eloy se encontra com o reitor da UFMS, Marcelo Turine, para discutir parcerias sobre a criação do curso de direito para Povos do Pantanal.

Na quarta-feira (2) pela manhã, o secretário e a comitiva se reunirão com o Superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, Tiago Resende Botelho, com a pauta "Parceria com a Universidade Federal de Dourados e o Ministério dos Povos Indígenas para assuntos institucionais", em seguida se encontra com secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, para apresentar parcerias para propostas de ressocialização dos presos indígenas.

No período da tarde, Eloy se reúne com o Desembargador Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul), na sede do tribunal. O secretário-executivo volta à Brasília na madrugada de quinta-feira (3).

Nos siga no Google Notícias