Senador do MS cobra votação que suspende cobrança de bagagem em voos
O senador sul-mato-grossense Pedro Chaves (PSC) cobrou do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que seja colocado em votação o projeto de decreto legislativo que revoga parcialmente a resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizando as empresas aéreas a cobrarem pela bagagem despachada nos voos domésticos e internacionais.
O parlamentar utilizou a tribuna do Senado para fazer a solicitação, na noite desta terça-feira (2). “Aprovamos o projeto em 14 de dezembro do ano passado e, seis dias depois, encaminhamos a matéria para análise dos deputados. Mesmo existindo um requerimento de urgência para apreciação da proposta, até agora o Plenário da Câmara não conseguiu votá-la”, lamentou o senador.
Pedro Chaves destacou que o projeto é de extremo interesse dos milhões de passageiros que mensalmente embarcam e desembarcam nos aeroportos brasileiros, e aguardam uma solução para a questão.
Desde sábado (29), as companhias aéreas estão autorizadas a vender passagens sem a franquia mínima de bagagem. Ou seja: podem cobrar um valor para o transporte dos passageiros e outro valor para o transporte das bagagens.