Sessões remotas não comprometeram votação de projetos durante pandemia
Mesmo com as restrições impostas durante a pandemia e o período eleitoral o funcionamento das sessões da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), segue normalmente, apesar de adaptado aos tempos de covid-19.
Durante entrevista após a última sessão plenária da semana, nesta quinta-feira (12), o presidente Paulo Corrêa (PSDB) lembrou dos desafios enfrentados nos últimos meses, para garantir a produtividade parlamentar, mesmo com a sessões sendo realizadas remotamente.
"Aprendemos a lidar com a sessão online, depois com a sessão mista [com parte dos deputados no plenário Deputado Júlio Maia e os demais participando remotamente] e não abrimos ao público na pandemia, como uma das medidas para evitar a proliferação da Covid-19", explicou.
Paulo Corrêa também ressaltou que a participação dos deputados estaduais fez a diferença. "Todos os deputados garantiram quórum para a votação de projetos de interesse do Estado e das pessoas, mesmo no período eleitoral, e isso é inédito", afirmou.
"Possibilita, por exemplo, que um deputado esteja fora da Casa, entrando pelo Zoom [aplicativo], para poder fazer a votação de um projeto importante, como foi feito hoje", complementou o presidente, referindo-se ao projeto que viabiliza a negociação da dívida do Estado.
Desde então, foram realizadas sessões para votação de projetos, reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), bem como audiências públicas e reuniões de trabalho de comissões e frentes parlamentares.
A distância
As sessões plenárias, já transmitidas pela TV e Rádio ALEMS e pelo Site da Casa de Leis, passaram a ser remotas no dia 7 de abril deste ano, como uma das medidas de biossegurança adotadas no Parlamento Estadual devido à incidência da pandemia do coronarívus em Mato Grosso do Sul.
Desde então, foram realizadas sessões para votação de projetos, reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), bem como audiências públicas e reuniões de trabalho de comissões e frentes parlamentares.
"Agradeço a todos os nossos servidores. Estamos trabalhando com cerca de 30% dos servidores na Casa, que não têm comorbidades e que foram avaliados por nossos médicos, o que garantiu que não estão no grupo de risco", finalizou Paulo Corrêa.
Serviço
As sessões ordinárias acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h, com parte dos parlamentares no Plenário Deputado Júlio Maia, seguindo as normas de biossegurança necessárias, e o restante de forma remota. As sessões mistas da Casa de Leis são transmitidas ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).