ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 27º

Política

Sob salva de palmas, corpo de Nelson Trad é sepultado em Campo Grande

Marta Ferreira | 08/12/2011 17:20

Político agora faz parte da galeria de personages da história do Estado, e deixa como legado três filhos em cargos importantes

Caixão com o corpo de Nelson Trad foi coberto com a bandeira de Campo Grande. (Foto: Wendell Reis)
Caixão com o corpo de Nelson Trad foi coberto com a bandeira de Campo Grande. (Foto: Wendell Reis)

A salva de palmas puxada por um dos filhos e herdeiros políticos, o deputado federal Fábio Trad (PMDB), e a despedida emocionada do cunhado, Henrique Mandetta, antecederam nesta tarde o sepultamento do corpo de Nelson Trad, 81 anos, que agora passa a figurar na galeria das personalidades políticas de Mato Grosso do Sul que já se foram. Trad, advogado de formação, ex-deputado estadual por dois mandatos e federal por sete, morreu ontem à noite, em Campo Grande.

Desde a década de 1980 ele sofria de problemas cardíacos e estava internado há 20 dias no hospital Proncor.

A Prefeitura de Campo Grande, o Governo do Estado, o Judiciário e a Assembleia Legislativa decretaram luto de 3 dias pela morte do homem que teve várias fases em sua longa carreira, desde a postura combativa durante os governos militares, quando teve os direitos políticos cassados, até a transferência do legado político para os filhos. Trad morre deixando três filhos com cargos públicos importantes: o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o deputado estadual Marcos Trad e o federal Fábio Trad, além do sobrinho, Luiz Henrique Mandetta como deputado federal. Deixa também duas filhas, Fátima Trad, que é advogada, e Maria Tereza Trad, psicóloga.

Na descida do caixão para o sepultamento, uma voz anônima gritava “obrigado doutor Nelson, Mato Grosso do Sul agradecece a você”. Antes disso, representantes dos militares agradeceram pela atuação dele, junto com também falecido Ramez Tebet, para aprovação da lei da anistia aos crimes cometidos durante a ditadura.

Durante o dia, o cemitério Parque das Primaveras recebeu políticos de todas as épocas para as homenagens a Nelson Trad e a solidariedade à família, entre eles o governador André Puccineli, os ex-governadores Pedro Pedrossian e Wilson Barbosa Martins, que foi agora à tarde, e parlamentares federais como Edson Giroto e Luiz Henrique Mandetta, sobrinho de Trad.

Biografia-Nascido em Aquidauana, em 1930, o advogado e professor Nelson Trad foi parlamentar estadual por dois mandatos e deputado federal por mais sete.

Era, também, um apaixonado pelo futebol, ex-jogador e torcedor do Comercial.

O patriarca da família Trad se formou em Direito na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em 1957, e voltou a Mato Grosso do Sul como advogado criminalista. Acabou entrando na política, elegendo-se deputado estadual ainda no Mato Grosso uno.

Depois, chegou à Câmara Federal. Durante a carreira política no Congresso foi ainda líder do PMDB, 2º Secretário da Câmara, membro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e do Conselho de Ética. Foi ainda presidente do diretório do PTB em Mato Grosso do Sul.

Conhecido por seu poder retórico, era um crítico do PT e dos governos do partido. Foi ativo na política até as eleições passadas, quando deixou de concorrer.

Nos siga no Google Notícias