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Política

Vereadores vão à Brasília em busca de alterações na duplicação da BR-163

Juliana Brum | 01/07/2015 16:59
Mario César e Carlão junto com empresários vão à Brasília pedir por alteração de projeto da duplicação da BR-163 ( Foto - Divulgação)
Mario César e Carlão junto com empresários vão à Brasília pedir por alteração de projeto da duplicação da BR-163 ( Foto - Divulgação)

Com objetivo de pleitear mudanças no projeto original da duplicação da BR163, o vereador Mario César (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, junto com o vereador Carlos Augusto Borges (PSB) e empresários da Capital, vão à Brasília, nesta quinta-feira (2), para uma reunião com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A comitiva também se reunirá com e o secretário-executivo no Ministério dos Transportes, Edson Giroto para discutir as mudanças sugeridas no projeto da duplicação da rodovia.

Eles buscam conseguir estas alterações na duplicação da BR-163 incluindo um maior número de acessos. A bancada federal de Mato Grosso do Sul participará com presenças confirmadas dos deputados federais Elizeu Dionizio (SD) e Tereza Cristina (PSB), além do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), Osvaldo Abrão de Souza que confirmou sua presença durante a sessão itinerante da Câmara realizada na sede do CAU/MS na última quinta-feira (27).

"Existem poucas intervenções no perímetro, como rotatórias e passarelas. Isso vai dividir a cidade em dois. Além do mais, os acessos como mais passarelas para as empresas não estão garantidos, podendo afetar a economia dos locais onde a duplicação vai passar", explica o vereador Mario César.

O distrito de Anhanduí também tem se mobilizado para pedir mudanças no projeto, que pode inclusive acabar com as tradicionais barracas na beira da rodovia. "Precisamos de mais intervenções para podermos ter acesso de um lado para outro. Concomitante a isso, temos o comércio. Não podemos isolá-los, colocar num canto qualquer, pois isso está destinado ao fracasso", completa Mario César.

"Com o apoio da bancada federal do Estado esperamos conseguir esta mudança no projeto original. Temos pressa por esta razão resolvemos ir pessoalmente à Brasília" justificou o vereador Carlão.

A rodovia foi privatizada em 2014. A CCR tem direito de administrar a BR-163, que tem 1.780 km de extensão, por 25 anos. A duplicação teve início em julho do ano passado, e nos cinco primeiros anos, estão previstos investimentos na ordem de R$ 3,4 bilhões (valores de janeiro de 2014) para a realização de obras. O valor representa mais de 60% do total de R$ 5,5 bilhões a serem investidos até o final da concessão.

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