Dores na coluna podem estar associadas à respiração
Você sabia que a respiração influencia nas alterações da Coluna? Quando mantemos apreensões ou seguramos a respiração, realizando esse hábito continuamente, vamos retraindo e encurtando a musculatura da região torácica, desenvolvendo hipertonia nos músculos paravertebrais, intercostais, diafragma e outros músculos auxiliares da respiração. Em alguns casos, quando ocorre o travamento da coluna, o paciente sente dificuldade para respirar devido o envolvimento da musculatura relacionada à respiração.
Nossa dica de hoje é: Procure fazer exercícios respiratórios diariamente, associado à meditações, orações, relaxamento, entre outros, para auxiliar no relaxamento muscular.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 16 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. Formação em Terapia Floral, Homeopatia, Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.