Hipervigilância também pode ser prejudicial para a saúde
Você sabia que a hipervigilância, ou seja, a preocupação exagerada com a postura a todo momento, também pode ser prejudicial? Ficar constantemente preocupado em manter-se alinhado pode gerar ansiedade e tensão desnecessária, impactando negativamente nosso bem-estar físico e mental. A busca pela Postura Ideal também pode provocar uma outra alteração na postura a retificação da coluna vertebral com redução dos espaços articulares.
É importante ressaltar que não existe uma postura ideal única para todos. Cada indivíduo é único, com suas próprias peculiaridades e características físicas. A postura ideal é aquela que respeita a sensibilidade individual, as percepções de vida, as vivências e a estrutura corporal de cada um.
Nossa dica de hoje é: se você observa que mantém uma postura tensa, procure reaprender a relaxar, lembre-se sempre de fazer pausas regulares, alongar-se, ajustar sua cadeira e monitor de acordo com as suas necessidades, e acima de tudo, ouvir o seu corpo. Se você percebe que não consegue relaxar, que sente o corpo preso, muito tenso e com dores, procure um fisioterapeuta para te ajudar a liberar essas apreensões e melhorar sua mobilidade.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.