ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Criado novo aplicativo para facilitar acesso da população a dados do SUS

Ferramenta lançada nesta quinta-feira tem o objetivo de aproximar cidadão das unidades de saúde e permite até que sejam feitas denúncias online.

Anahi Gurgel | 01/06/2017 14:00
Criado novo aplicativo para facilitar acesso da população a dados do SUS
Pacientes esperam por atendimento na UPA da Coronel Antonino. Novo aplicativo vai permitir que cidadãos façam denúncias de atendimentos não realizados. (Foto: André Bittar/ Arquivo)

A população brasileira já pode contar com um novo canal de comunicação com o Ministério da Saúde. Lançado nesta quinta-feira (1º), o aplicativo e-SAÚDE vai oferecer, de forma online, informações em saúde de uso pessoal e restrito a cada cidadão brasileiro.

O programa foi criado pelo Datasus (Departamento de Informática do SUS) e tem como finalidade facilitar o acesso a dados como cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação e lista de exames realizados.

A nova ferramenta pretende aproximar o contato entre os pacientes e as unidades de saúde distribuídas em todo o país, como farmácia popular, postos de saúde, serviços de urgência, academia da saúde, hospital, maternidade, centro de atenção psicossocial, maternidade e centro de especialidade.

Basta o cidadão acessar as informações de onde ele se encontrar, por meio de tablets e smartphones, que o aplicativo vai apontar o melhor local para o atendimento. O e-SAÚDE estará disponível nos próximos dias nos principais sistemas operacionais do mercado, como Apple iOS e Google Android.

O aplivativo também permite que as pessoas façam denúncias online, como queixas ou atendimentos nãpo realizados.

Para o funcionamento do aplicativo e-Saúde, o Ministério da Saúde está interligando os sistemas de informação do SUS que já estão em funcionamento. A ferramenta já conta com informações do Hórus, Hemovida, Cartão SUS, CNES, e-sus AB, Ouvidoria e o Sistema DE Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

“Precisamos usar a tecnologia para integrar os dados da saúde, promover a correta aplicação dos recursos públicos, aprimorar o planejamento das ações e, principalmente, ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente”, destacou o ministro Ricardo Barros.

Reconhecimento – Antes mesmo de ser lançado, o e-SAÚDE já havia conquistado, na semana passada, o Prêmio Case de Sucesso Portal IT4CIO, em Florianópolis (SC), que visa dar visibilidade à implantação de soluções e estimular o compartilhamento de experiências entre os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) de todo o país.

Nos siga no Google Notícias