Enfermeiro desenvolve aplicativo para orientar mães sobre aleitamento
Buscando orientar mulheres lactantes, principalmente as mães de primeira viagem, o enfermeiro douradense Alexandre Rodrigues Mendonça, desenvolveu o aplicativo iMom. O app proporciona a troca de experiências entre as mulheres e até uma ferramenta para identificar as dificuldades encontradas no processo de amamentação.
A ideia partiu da experiência na pós graduação em Enfermagem Neonatal da UEL (Universidade Estadual de Londrina), realizada em 2013. Desde então o enfermeiro vinha cogitando a possibilidade da criação de uma ferramenta que pudesse orientar as mamães, depois de algum tempo amadurecendo a ideia, ele resolveu que esse seria seu projeto de Mestrado em Ensino e em Saúde da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
O estudante foi orientado pelo professor Antônio Sales e conta com uma equipe multidisciplinar, integrada por enfermeiros, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e médicas. Além de dicas sobre amamentação, a ferramenta também contém orientações sobre gestação e parto.
O app é gratuito e está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e IOS. Desde 26 de dezembro do ano passado, quando o download foi disponibilizado, até agora, foram realizadas 179 sessões em diferentes pontos do país. Entre eles capitais como Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá e Porto Alegre.
O iMom também está disponível em um blog, que possui o mesmo conteúdo do aplicativo.