Atrativo em Bonito é primeiro do mundo em carbono neutro
A Estância Mimosa, único atrativo turístico de Bonito, em Mato Grosso do Sul, com trilhas e cachoeiras dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), também é o primeiro do mundo a conquistar a certificação de carbono neutro na categoria Climate Positivo, concedido pelo Green Iniciative, organismo internacional não-governamental especializado em certificação e assessoria climática, o mesmo que certificou Machu-Pichu, no Peru, como o primeiro destino de turismo neutro em carbono do mundo.
“Somos o primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a receber a certificação. É uma conquista inédita para o setor turístico mundial”, comemorou Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade da Estância Mimosa, localizada a 24 km de distância em relação ao centro de Bonito. “É um marco extraordinário e um incentivo para continuar nosso trabalho na busca pela excelência em ecoturismo sustentável. Estamos orgulhosos de sermos líderes nessa jornada e agradecemos a todos os envolvidos que tornaram isso possível", disse ela.
No caminho de uma operação cada vez mais limpa e sustentável no combate ao aquecimento global, o atrativo adotou diversas ações de redução da liberação de gás carbônico, principal responsável pelo efeito estufa. Em 2022 foram quantificadas todas as fontes de emissões de carbono GEE (Gases de Efeito Estufa) divididas em quatro categorias: emissões e remoções diretas, emissões indiretas causadas por energia importada, emissões indiretas causadas pelo transporte e emissões indiretas causadas por produtos utilizados.
Por exemplo, todas as matérias-primas utilizadas no atrativo foram contabilizadas, desde consumo de papel a consumo de arroz, carne e feijão. Na prática, as ações sustentáveis proporcionaram remover da atmosfera um adicional de 277,76 toneladas de gás carbônico, equivalente a 12,46 quilos por visitante em 2022. Como resultado, o atrativo atingiu o balanço neutro entre emissões e remoções de gases de efeito estufa na atmosfera.
A Estancia Mimosa fica em uma propriedade rural com grande extensão de áreas de florestas primárias e em regeneração florestal. A análise de solo também foi levada em consideração, e mostrou que os 89 hectares em recuperação capturaram 460,36 toneladas de carbono em um ano, ou seja, considerando o total capturado pelas áreas de floresta, o atrativo capturou mais gases de efeito estufa do que emitiu.
O local é uma boa dica para o seu próximo passeio de ecoturismo em Bonito, ainda mais depois do reconhecimento internacional ao comprometimento com a sustentabilidade. Além das trilhas e cachoeiras, a lista de atrações ainda tem cavalgada e avistamento de mais de 255 espécies de aves e 32 espécies de mamíferos catalogados. Faça sua busca no site oficial da Estancia Mimosa.