ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 20º

Lugares por Onde Ando

Dicas de destinos de inverno pouco conhecidos no Brasil

Destinos de inverno

Paulo Nonato de Souza | 23/06/2023 08:07
Visual de inverno na pequena Guaramiranga, a “Suíça Cearense” que fica a pouco mais de 100 de Fortaleza – Foto: Reprodução
Visual de inverno na pequena Guaramiranga, a “Suíça Cearense” que fica a pouco mais de 100 de Fortaleza – Foto: Reprodução

Nem só de calor vive o Brasil. Também temos cidades e regiões para quem gosta de curtir baixas temperaturas nesta época do ano, os chamados destinos de inverno que a cada ano recebem mais turistas para aproveitar o recesso escolar. A temporada brasileira de frio de 2023 começou na última quarta-feira, 21, e vai até o dia 23 de setembro.

Alguns destinos já são bem conhecidos dos brasileiros, como Campos do Jordão, em São Paulo, São Joaquim, Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e São Joaquim, em Santa Catarina. Esta semana o Ministério do Turismo divulgou uma lista de lugares não tão badalados para curtir o frio no Brasil. A lista apresenta, por exemplo, a cidade de Guaramiranga, na região serrana do estado do Ceará, distante 106 km de Fortaleza.

Talvez você nunca tenta lido ou ouvido falar que uma cidade localizada no Nordeste, uma região conhecida pelo forte calor, também é dica de destino de inverno. Com pouco mais de 5 mil habitantes, a pequena “Suíça Cearense” fica na Serra de Guaramiranga e se destaca na lista de destinos turísticos nacionais exatamente pelo clima frio ao longo do ano. É o lugar de menor média anual de temperatura do Nordeste, na casa dos 19 graus

A lista do Ministério do Turismo traz outros destinos nacionais de inverno ainda pouco conhecidos da maioria dos brasileiros. Veja abaixo:

AREIA (PB) – No estado da Paraíba, está localizada a cidade de Areia, detentora de 12 graus Celsius (ou menos) na estação mais fria do ano no país. O lugar faz a alegria dos amantes de um friozinho com atrações como a Rota Cultural Caminhos do Frio, evento que acontece na região do Brejo Paraíba (da qual Areia faz parte). Além disso, os turistas podem aproveitar a visita para conhecer os atrativos históricos da cidade e os engenhos da região.

PIATÃ (BA) – O Nordeste continua surpreendendo com os climas amenos em Piatã, na região da Chapada Diamantina, Bahia, onde o amante de frio vai encontrar uma cidade com clima ameno o ano todo, sendo o inverno a “cereja do bolo”. Nesse período os termômetros marcam cerca de 5 graus Celsius (leva o casaco reforçado na mala, hein!). Além do frio, o visitante vai conhecer a beleza natural da região da Chapada, onde a natureza é rica em biodiversidade, com morros, rios e cachoeiras. Degustar de uma gastronomia requintada também faz parte do roteiro de quem visita o local.

CUNHA (SP) – A região Sudeste, dentre suas várias belezas, também é conhecida por abrigar “destinos de inverno” como Cunha, em São Paulo. Com um charme europeu, o frio deixa os atrativos da cidade ainda mais aconchegantes e o visitante encontra na região uma riqueza de cultura, pois o local é reconhecido pela arte de ceramistas, que abrem as portas dos ateliês para o público. A região também conta com a força da natureza e o visitante vai poder aproveitar as belezas das matas e cachoeiras de Cunha.

BRUMADINHO (MG) – Brumadinho, em Minas Gerais, já é charmosa o ano todo, mas no inverno ela fica ainda mais encantadora! Com uma paisagem rodeada de montanhas, o município mineiro é a casa do museu Inhotim, o maior em arte contemporânea a céu aberto do mundo, que contempla um jardim botânico e muita cultura, educação e sustentabilidade em um só lugar. Aproveite Brumadinho também se hospedando nas charmosas acomodações da cidade e participando do Festival de Inverno.

CALDAS NOVAS (GO) – O município é destino para todas as estações do ano e no frio não seria diferente. Isso porque em Caldas Novas, no Goiás, o turista pode tomar um banho quentinho nas águas termais que atingem 34 graus Celsius e espantam a “friaca” da noite. Esse passeio intimista pode ser dividido com o amor da sua vida, com a sua família e na companhia de si mesmo(a) é só escolher! Aproveite também para visitar os atrativos da região, como o Jardim Japonês, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

CAMBARÁ DO SUL (RS) – É “friozão” que você procura? Então a região do Brasil a ser visitada é o Sul. Em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o turista vai precisar de casaco, cachecol, gorro e luvas, pois no inverno as temperaturas caem bastante. Seja para se aventurar nos imponentes cânions (o inverno é o momento ideal para avistá-los) ou para curtir aquele friozinho perto da lareira, tomando um vinho ou chocolate quente, Cambará do Sul é um destino de frio “queridinho” dos turistas que amam as temperaturas mais baixas.

URUBICI (SC) – Santa Catarina não fica de fora da lista de destinos frios e Urubici vai proporcionar ao turista paisagens formadas de cânions e montanhas. O clima gelado coloca a cidade na rota das mais frias do país, com manhãs branquinhas de geada (e até de neve) e noite congelantes (leva o casacão). A “Sibéria Brasileira” é o destino perfeito para ficar em volta da lareia e da fogueira, degustar delícias da culinária sulista e aproveitar atrações gratuitas. Mas Urubici também é considerado um destino de natureza. Aproveite o dia para avistar as belezas de cânions, mirantes e fazer trilhas.

Nos siga no Google Notícias