ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 13º

Lugares por Onde Ando

Encantos de uma aventura ecológica perto da Capital

Paulo Nonato de Souza | 26/07/2023 08:25
Passeio de trilha, um dos atrativos de contato direto com a natureza em Furnas do Dionísio (Foto: Reprodução)
Passeio de trilha, um dos atrativos de contato direto com a natureza em Furnas do Dionísio (Foto: Reprodução)

Lugar cercado de montanhas, belas cachoeiras, trilhas em meio a mata virgem e um importante legado da história da escravidão no Brasil. Assim é a região do quilombola Furnas do Dionísio, no município de Jaraguarí, distante 43 km de Campo Grande. Bons motivos não faltam para você curtir um passeio relaxante em um destino de belas paisagens, interagir com o meio ambiente e a comunidade local, uma verdadeira imersão na natureza, e tudo isso bem perto da Capital.

De bike fica ainda melhor. Não por acaso Furnas do Dionísio já recebeu várias provas de mountain bike do calendário de ciclismo, ou seja, se preferir pedalar a aventura ecológica pode ser até mais divertida, afinal, há muitas vantagens andar de bicicleta ao ar livre no contato com a natureza. Só evitar fazer isso sozinho ou sozinha. Junte-se a um grupo de baikeiros, normalmente os grupos tem um guia para garantir  a segurança de todos.

Mas, se não curte andar de bicicleta, não seja por isso! O passeio ecológico pode ser realizado de moto ou simplesmente caminhar pelas belas e desafiadoras trilhas da região. Por exemplo, a trilha da Cachoeira Escondida é um espetáculo à parte. É considerada de nível médio, lindíssima, tranquila e recém descoberta. Você pode garantir seu passeio com o Osvair Barbosa da Silva pelo contato 67 99976-7087. Ele não é apenas um guia local. Faz parte da família dos fundadores do quilombola Furnas do Dionísio.

De bike, uma boa maneira de passear pela região de Furnas de Dionísio (Foto: Reprodução)
De bike, uma boa maneira de passear pela região de Furnas de Dionísio (Foto: Reprodução)

Os passeios de trilha acontecem aos sábados, domingos e feriados com saídas às 8h e chegadas prevista para as 12h. Custa R$ 60 por pessoa já incluídos almoço e guia. “Servimos comida bem caseira a base de frango caipira, porco no tacho, carne assada, quiabo, jiló e outros alimentos da nossa produção local”, disse Osvair. Ainda sobre as trilhas, a programação tem algumas exceções nos horários, como a Trilha do Por do Sol, saída às 15h e a Trilha da Lua Cheia, a partir das 17h.

“O lugar é lindo, maravilhoso e extremamente hospitaleiro”, sugere Carlos Porto, promotor da prova Quilombola Mountain Bike. Fora os participantes da categoria Pró (109 km), a mais competitiva, no geral a prova é um passeio de bike imperdível, uma experiência do tipo que vale a pena pelas belas paisagens naturais e também pela cultura e a história da comunidade quilombola.

A cachoeira Véu da Noiva está entre as maravilhas da natureza em Furnas do Dionísio (Foto: Reprodução)
A cachoeira Véu da Noiva está entre as maravilhas da natureza em Furnas do Dionísio (Foto: Reprodução)

HISTÓRICO - O Quilombo Furnas do Dionísio foi reconhecido oficialmente pelo governo federal como Comunidade Quilombola em 24 de abril de 2009. O local de 1.018 hectares é um sitio que pertenceu ao escravo liberto Dionísio Antônio Vieira, um mineiro integrante da caravana do fundador de Campo Grande, José Antônio Pereira, que chegou nestas bandas do Brasil em 1890.

Nos siga no Google Notícias