Está aberta a temporada de avistamento de baleias no Brasil
Observar baleias no litoral encanta milhares de turistas todos os anos, especialmente nas férias de julho
Já tem algo diferentão na agenda de viagem nestas férias de julho? O mês já está quase no fim, mas ainda dá tempo de se programar para avistar baleias, com certeza algo que não é muito comum na programação dos viajantes sul-mato-grossenses. A hora é agora! Está aberta a temporada de observação de baleias no litoral de destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. A expectativa é de que mais de mil baleias jubartes visitem as águas quentes do Brasil.
A observação de baleias no litoral brasileiro encanta milhares de turistas todos os anos, especialmente durante as férias de julho, mas, se não puder ir agora, o espetáculo vai até novembro, quando elas se despendem da costa brasileira. A boa notícia é que a temporada das gigantes do mar começou e as primeiras espécies já podem ser avistadas. As jubartes, por exemplo, passam pelo Litoral Norte do estado de São Paulo em direção à Bahia, onde costumeiramente se reproduzem.
No litoral do Rio de Janeiro, algumas espécies já começaram a aparecer. Além das jubartes, as baleias da espécie franca também foram avistadas, oferecendo mais um motivo de encantamento para os visitantes. Já em São Paulo, Ilhabela e São Sebastião oferecem tradicionalmente o turismo de observação de baleias entre seus atrativos. Vitória, no Espírito Santo, também é famosa pela observação desses mamíferos.
Na temporada de 2023 foi registrada a passagem de 1.172 baleias jubarte pelo país, segundo dados do Viva Instituto Verde Azul, projeto dedicado ao estudo e preservação dos animais marinhos. Esse número pode ser ainda maior em 2024, considerando o crescimento da população da espécie graças a medidas de proteção desses animais.
O Ministério do Turismo recomenda que os passeios de observação de baleias devem ser programados com acompanhamento de operadores e mestres de embarcação credenciados no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. São profissionais orientados a desenvolver a atividade com segurança e responsabilidade tanto para os animais quanto para os turistas.
Alguns cuidados devem ser observados ao ver de perto esses animais, que chegam a atingir até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas. A orientação é que as embarcações mantenham no mínimo 100 metros de distância do grupo de baleias, navegando de forma paralela ao animal, nunca pela frente ou por trás, sempre em baixa velocidade, por um período, médio, de meia hora. Vale lembrar que, para prestigiar esse espetáculo da natureza, é importante respeitar as baleias, preservar o meio ambiente e promover um turismo sustentável e seguro.