Férias de julho com futebol do futuro na capital do rodeio
A cidade de Colorado, no Norte do Paraná, é considerada a capital paranaense do rodeio. Mas isso é no mês de março, porque nestas férias escolares de julho o glamour da Festa do Peão dá lugar ao futebol do futuro na Copa Sul-Americana de Futebol de Base 2023, que reúne 2.500 atletas com idade entre 11 e 18 anos em 45 delegações de oito estados, inclusive de Mato Grosso do Sul, e até da Argentina.
Na Festa do Peão, são dois fins de semana de rodeio profissional e entretenimento de montarias de touros e shows musicais em uma arena que tem capacidade para 15 mil pessoas. Já a Copa Sul-Americana de Futebol de Base começou no último sábado, 8, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 14, com os sonhos de jovens promessas do futebol como principal atração em pequenos estádios e campos de bairros de Colorado e de outras cinco cidades próximas.
Assim, a competição de futebol movimenta o comércio não apenas de Colorado, cidade de 20 mil habitantes, mas de toda a região. São 59 jogos por dia, disputados em oito campos, dois na sede da Copa Sul-Americana e em outros seis campos nos municípios vizinhos de Itaguajé, Nossa Senhora das Graças, Santo Inácio, Lobato e no distrito de Alto Alegre. Ainda tem Paranacity, distante 24 km, que não está sediando jogos, mas hospeda várias famílias de Campo Grande que foram acompanhar o desempenho dos seus jovens jogadores.
Considerando a média de três familiares por cada um dos 2,5 mil atletas inscritos, a população de Colorado e região ganhou um reforço de pelo menos 8 mil pessoas neste período da Copa Sul-Americana. Algumas delegações vieram de muito longe, como a Associação Desportiva Simão Dias, que encarou uma jornada rodoviária de 4.860 km desde Simão Dias, no estado do Sergipe, e o Club Atletico Maronese, que também veio de ônibus, com 5.658 km desde Neuquén, a cidade mais importante da Patagônia argentina.
De Mato Grosso do Sul, são três delegações de jovens atletas aproveitando as férias de julho na busca do sonho de virar jogador de futebol profissional. Estão em Colorado, o Chute Inicial Corinthians Funlec, de Campo Grande, com 48 atletas das categorias Sub-13, Sub-14 e Sub-17, o Corumbaense, de Corumbá, e o URSO, de Mundo Novo. Todos com o mesmo objetivo: mostrar talento e chamar a atenção dos observadores técnicos convidados pela organização da competição.
“Estamos com observadores técnicos de várias grandes clubes do futebol brasileiro. Estão aqui garimpando talentos”, disse Wilson Maia, organizador da Copa Sul-Americana, competição que chega em sua décima edição. A lista de “olheiros” em Colorado tem profissionais do Internacional e Grêmio, de Porto Alegre, Athletico Paranaense, Fluminense, Azuriz-PR, Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro.
Quem não está trabalhando nos jogos, e tem tempo de curtir a cidade, uma boa dica culinária é o prato típico batizado de "boi na moita”, em uma menção ao fato de Colorado ser a capital do rodeio do Paraná. O prato, lançado em 1999, é feito com paleta bovina recheada com legumes e bacon, envolvida em papel-celofane e assada na churrasqueira. Os acompanhamentos são arroz branco, feijão-tropeiro, salada de repolho e abacaxi assado com canela e açúcar.
COMO CHEGAR - O principal acesso a Colorado é pela Rodovia do Café , a BR-376. Partindo de Campo Grande, a distancia é de 520 km e há duas alternativas de aminhos: sentido antiga Casa Verde ou por Presidente Prudente. O aeroporto mais próximo da cidade fica em Maringá, a 86 km.