Florianópolis mostra que também é incrível no inverno
Dicas de Márcia Verruck, que há 18 anos decidiu se mudar de Campo Grande para viver na Ilha da Magia
Florianópolis está além do verão! Destino de praia preferido dos campo-grandenses, a "Ilha da Magia" ou “Floripa” para os mais íntimos, também tem vida no inverno. Famosa por seu litoral paradisíaco e calor intenso nas férias de final de ano, a capital de Santa Catarina oferece atraentes opções para quem viaja na época mais fria do ano, quando a cidade vira um charmoso refúgio para os viajantes que buscam paz e tranquilidade.
A cidade muda de cara. Mas, se o clima não permite o banho de mar, a menos que esteja disposto a encarar a água fria, mesmo assim Floripa não perde a magia. Solo, a dois ou com toda a família, não faltam alternativas de diversão. Desde passeios aos centros históricos à alta gastronomia e contato com a natureza, há muito o que fazer no inverno em Florianópolis.
Por exemplo, o turismo segue em ritmo normal na área náutica, conta Márcia Verruck, que há 18 anos decidiu se mudar de Campo Grande para viver com suas quatro filhas em Florianópolis. Já com alma florianopolitana, ela garante que a cidade conhecida internacionalmente pelas belas praias não morre no inverno para renascer no verão.
“Continuam acontecendo os passeios de lancha, mesmo nos dias frios, uma boa maneira de conhecer os lugares turísticos. Tem os passeios de catamarã (embarcação movida a vela ou a motor), que partem do Trapiche da Beira-Mar, onde se pode almoçar, tomar café da manhã, e também tem os passeios de canoa polinésia, stand up, windsuf e caiaque oceânico, isso mais para os locais, mas há ofertas desses passeios para os turistas”, sugere Márcia Verruck.
Da mesma forma que em Campo Grande, o inverno em Florianópolis é passageiro. “Temos poucos dias frios intercalados com dias mais quentes durante o dia e mais gelados à noite”, garante Márcia. “Em dias em que não está chovendo, as trilhas são excelentes dicas de esporte ao ar livre para conhecer pontos específicos da ilha”, ressalta ela. Algumas dessas trilhas ficam no Parque Estadual do Rio Vermelho e estão bem sinalizadas, passando por matas exuberantes e perto de diversas praias.
FESTA DA TAINHA - Se quiser mais do que atividades esportivas, o inverno catarinense oferece a Festa da Tainha. Não pense que é pouca coisa. É um evento tradicional, considerado patrimônio cultural e histórico de Santa Catarina. “O frio coincide com a época da tainha, que é uma iguaria local, então temos muitos festivais com a tainha como atração”, disse Márcia. Tem até pesca artesanal da tainha em Florianópolis. Em 2022, segundo dados da prefeitura, foi registrada a captura de 144 mil tainhas com a participação de cerca de 1.500 pescadores.
Então, que tal curtir o inverno catarinense? No calor, sem dúvida as praias são a melhor pedida, mas durante os meses mais frios do ano, a ilha oferece outras atrações que deixam o visitante encantado. Na lista de lugares impressionantes e que precisa estar no roteiro de quem passa por Santa Catarina, acrescente o Parque Nacional de Aparados da Serra. Localizado a 200 km de Florianópolis, o parque abriga os imponentes cânions dos Aparados da Serra, verdadeiro tesouro para se descobrir no sul do Brasil.