Passeios não foram afetados e turismo segue em ritmo normal
Alívio e esperança. É o sentimento do setor turístico de Bonito e Jardim ao constatar que nenhum passeio da região foi prejudicado pelos incêndios florestais ocorridos na primeira semana deste mês nos dois municípios, distantes apenas 76 km um do outro, e referências importantes na lista dos principais destinos de ecoturismo de Mato Grosso do Sul.
“Apesar da proporção dos incêndios, que já foram combatidos, nenhum passeio foi afetado. O turismo segue em pleno funcionamento”, diz nota divulgada pela assessoria do Grupo Rio da Prata, responsável por atrativos turísticos como a Lagoa Misteriosa, em Jardim, e a Estância Mimosa, em Bonito.
Foi preciso uma força-tarefa formada por bombeiros de Campo Grande, Sidrolândia, Amambai e Ponta Porã para apagar os incêndios que se alastraram por uma área chamada Banhado do Rio da Prata, localizada entre Bonito e Jardim. Mais de 3 mil hectares de áreas foram consumidas pelas chamas.
“Muitos visitantes com viagem marcada para Bonito e Jardim nessa época do ano com certeza estão se perguntando: e agora? Os passeios foram afetados? Vou conseguir conhecer os rios de águas cristalinas? A resposta é sim. Queremos ressaltar que o turismo da região está em pleno funcionamento”, diz a nota do Grupo Rio da Prata.
O período atual é indicado como ideal para aproveitar e conhecer as muitas belezas naturais e os lugares paradisíacos da região. É durante o inverno que acontece a florada dos ipês que transformam os cenários dos campos e estradas de acesso aos atrativos, as águas dos rios ficam ainda mais cristalinas para o encanto de quem se aventura pelos passeios de flutuação, mergulho com cilindro, cachoeiras e balneários. A temperatura da água nas nascentes dos rios se mantém entre 22ºC a 24ºC, igual ao que você encontrará em qualquer outra época do ano.