Um paraíso de águas cristalinas, cachoeiras e trilhas em Bonito
Estância Mimosa, um paraíso da natureza em Bonito. Único atrativo do principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul com trilhas e cachoeiras dentro de uma unidade de conservação de uso sustentável, o lugar é um bom exemplo de atividade turística e natureza preservada, onde é possível fazer caminhada em meio à vegetação do cerrado, avistar mais de 250 espécies de aves ou se deparar com uma das 32 espécies de mamíferos catalogados.
Não por acaso, esta semana o passeio localizado a 24 km em relação ao centro de Bonito recebeu a certificação de empreendimento turístico sustentável, na categoria Ouro, em evento da Green Destinations, uma organização sem fins lucrativos baseada na Holanda, que defende o turismo socialmente e ambientalmente responsável. A Estância Mimosa Mimosa é o primeiro atrativo turístico de Mato Grosso do Sul a receber a certificação concedida com base em levantamento do Programa DEL Turismo, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.
Na prática, a certificação nível ouro significa que a Estância Mimosa entrou para a lista de empreendimentos de excelência internacional. “É o reconhecimento de que a gente pratica ecoturismo com alma e propósito”, afirmou Luíza Coelho, diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, responsável pelo atrativo que diariamente recebe dezenas de visitantes apaixonados pela natureza.
“Muito mais que reconhecimento, o processo de certificação do Programa DEL Turismo é uma forma de auxiliar empreendimentos turísticos a compreenderem o que de fato é sustentabilidade e como aplicar seus conceitos de forma prática e eficaz”, disse Camila Fernandes, coordenadora do Programa de Desenvolvimento Local (Del) no Senac/MS.
COMO É O PASSEIO - São 10 cachoeiras com 9 paradas para banhos, verdadeiras piscinas naturais, além de trilhas, opções de passeio a cavalo e contemplação de aves raras. A Estância Mimosa é um lugar que encanta pelo contato intenso com a natureza, onde a programação para os visitantes inclui caminhadas por 2,8 km de trilhas.
A lista de cachoeiras tem algumas preferidas dos turistas: Cachoeira Mutum, Cachoeira do Desejo, Cachoeira da Água Doce, Cachoeira do Sinhozinho, Cachoeira do Saí-Andorinha e a Cachoeira do Sol. No caminho você ainda pode optar entre quatro mirantes para contemplar a morraria da Serra da Bodoquena.
O passeio de contemplação de animais proporciona a oportunidade de avistar aves raras, como o udu-de-coroa-azul, considerada ave símbolo de Bonito, tiriba-fogo, pipira-vermelha, rapazinho-do-chaco, pica-pau-louro, jaó, aracuã, sanã-parda e joão-pinto. O lugar tem uma grande variedade de animais silvestres, desde macaco prego, anta, tamanduá, quati, capivara e veado.
COMO CHEGAR - O acesso para a propriedade é pela rodovia MS-178 que liga Bonito ao município de Bodoquena; não é permitido calçado aberto nas trilhas; naa sede da fazenda há restaurante, bar e loja de souvenirs que aceitam cartões de crédito. Voce pode acessar informações mais detalhas no site oficial do Grupo Rio da Prata, responsável pelo atrativo.