Chevrolet lança o SUV Equinox 2.0 Turbo
O modelo chega custando R$ 149.900 e vem equipado com o motor de Camaro e uma boa lista de equipamentos
A Chevrolet apresentou nesta quinta-feira (19) o SUV de luxo Equinox, o modelo chega em versão única Premier com preço de R$ 149.900.
O modelo conta com uma boa lista de equipamentos, inclusive itens pouco comuns no segmento como por exemplo: alerta de colisão frontal, alerta de movimentação traseira (para manobras de marcha ré), detector de pontos cegos, abertura elétrica do porta-malas com sensor de aproximação, frenagem de emergência, sistema semiautônomo de estacionamento e alerta de esquecimento de criança ou objetos no banco traseiro. O único opcional é a pintura.
O carro ainda oferece uma interessante funcionalidade comumente disponível em aviões de primeira classe: sistema emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio a bordo.
Além disso o Equinox possui sensores, radares e câmeras específicas capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para mitigar ou mesmo evitar acidentes.
O SUV mede 4.652 mm de comprimento, 2.105 mm de largura e 1.695 mm de altura.
Outro destaque fica por conta do conjunto mecânico, o Equinox vem equipado com o mesmo motor do Camaro americano, um 2.0 Turbo que entrega 262 cv de potência e 37 kgfm de torque, capazes de levar o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. O câmbio é automático de nove marchas. O modelo vendido nos Estados Unidos ainda tem o motor 1.5 de 170 cv com câmbio de seis marchas.
Como cerca de 90% do pico de torque está disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o modelo tem respostas vigorosas nas mais diversas situações de utilização. A retomada de 80 km/h a 120 km/h, por exemplo, é feita em apenas 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.
Apesar da força e da tração integral nas quatro rodas, o SUV da Chevrolet mostra números muito competitivos de consumo de combustível. De acordo com dados do Inmetro, na estrada, o veículo percorre 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade o Equinox pesa apenas 1.693 kg.
Auxilia na eficiência energética o sistema Stop/Start, que desliga o motor temporariamente em paradas para poupar combustível. Segundo a montadora, esse sistema é mais avançado por ter funcionamento mais rápido e quase imperceptível. Isto se deve ao mecanismo de carregamento da bomba de óleo, que permanece pressurizada durante toda a parada.
Internamente o modelo conta com sistema multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular. Além disse também tem um sistema de carregamento sem fio para smartphones.
Os bancos são revestidos com material e acabamento especiais, como couro perfurado e costuras duplas. O painel também segue o mesmo requinte. Além disso, acabamentos “soft touch” aplicados em outras áreas de contato, como os apoios de braço e painéis de portas, proporcionam sofisticação e maior conforto.
No painel o modelo conta com dois tons aplicadosPreto Jet Black e Cinza Medium Ash Gray. O painel traz peças decoradas com metalização acetinada nas saídas de ar, na moldura central de instrumentos, no console e no volante.
Abaixo a lista completa de itens de segurança do Equinox.
Frenagem automática de emergência (AEB): caso o veículo esteja trafegando entre de 8 km/h a 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente.
Função de pré-ativação dos freios: a fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada, assim que o motorista tira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência.
Sistema de compensação de frenagem: o uso contínuo do freio, como em descidas de serra, pode provocar o superaquecimento dos sistemas tradicionais e, consequentemente, demandar uma maior pressão no pedal para a realização de uma frenagem eficiente. Em situações como esta, o Equinox é capaz de identificar e compensar variações, mantendo o curso do pedal sempre constante, inclusive para maior conforto.
Assistência de frenagem de emergência (PBA): em uma emergência onde seja necessário realizar uma frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido pressão máxima sobre o pedal.
Alerta de colisão frontal: é um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo ser alertado caso o outro veículo sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, outros alarmes podem soar, sonoro ou sensorial.
Banco do motorista com alerta tátil de segurança: caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente.
Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça, como ocorre em aplicações aeroespaciais e militares.
Assistente de permanência na faixa: uma câmera na parte superior do para-brisas “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista. O sistema opera entre 60 km/h e 180 km/h.
Faróis Full LED com faixo alto inteligentes: além do alto poder de iluminação, este sistema acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito circundante. Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes, para evitar o ofuscamento alheio. O sistema só ativa os faróis altos durante condução acima de 40 km/h.
Outro recurso é o farol com ajuste de nivelamento automático, que considera a carga transportada, calibração dos pneus e até a inclinação da via.
Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina: auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença em ponto cego ou da rápida aproximação de um outro automóvel ou motocicleta em tráfego lateral distante até 70 metros.
Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento: os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, se antecipando e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.
Alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro: Toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.
Célula de sobrevivência: comum em carros de competição, o conceito está presente no Equinox, que conta com uma espécie de gaiola altamente estruturada e reforçada por matérias nobres na região onde ficam acomodados os ocupantes.
Câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro: ao sair de marcha a ré de uma vaga ou garagem, nem sempre o condutor consegue ter uma visão periférica para executar a manobra com total segurança.
No Equinox, sensores no para-choque traseiro são capazes de detectar a aproximação de um outro veículo vindo a até 25 metros na perpendicular. Quando isso acontece, bipes soam e um triângulo de advertência com uma seta apontando para o lado da ocorrência pisca sobre a imagem captada pela câmera de ré.
Destacam-se ainda os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além dos serviços de emergência e resgate do OnStar.
No quesito preço o modelo custa R$ 149.900, com esse valor também é possível comparar com outras opções no segmento de SUVs médios é um valor intermediário, levando em conta que existe mais de uma dúzia de opções no mercado. A começar pelo Hyundai ix35 e terminando no Land Rover Evoque – com preços que variam entre cerce de R$ 100 mil e a R$ 250 mil.
Segundo a montadora 50% das vendas dos SUVs médios estão na faixa de R$ 130 mil (Jeep Compass Limited) até R$ 160 mil (Audi Q3). Assim, ele se posiciona acima do Compass Flex. Pensando na tecnologia, mecânica, preço e espaço o Chevrolet Equinox é uma opção interessante.